No último dia 19 de março, data muito festiva para os cearenses por se comemorar o dia de São José, a comunidade de Mucambim em Saboeiro se reuniu para festejar o dia do padroeiro do Ceará e inaugurar as 06 (seis) cisternas calçadões construídas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
O momento foi marcado por muita festa, conversa e emoção das famílias ao verem os primeiros resultados do trabalho que o Instituto Elo Amigo e o Fórum Microrregional Pela Vida no Semiárido vem realizando na comunidade através do P1+2.
Apesar das poucas chuvas, as cisternas já estão com água e as famílias beneficiadas estão produzindo seus alimentos com a água captada pelo cisternão. Está sendo cultivado banana, Caju, feijão, melancia, melão, inclusive algumas famílias já iniciaram a colheita de alguns produtos.
Em Depoimento a Sra. Maria de Jesus Vieira, conhecida como Maria de Timar, afirma: “Antes do projeto a comunidade era parada não tinha muito conhecimento as próprias pessoas da comunidade eram afastadas, hoje já é bastante diferente nos reunimos e discutimos o que queremos de bom e que achamos melhor para nós e nossa comunidade”.
Dona Maria se refere ao processo de formação e mobilização social realizado pelo projeto que objetiva reunir as famílias em torno da proposta, ao mesmo tempo que constrói conhecimento a partir da prática e da experiências dessas.
Dona Marieta Roberto de Oliveira, feliz com os primeiros resultados, comenta: “Com a vinda das cisternas veio também as capacitações onde hoje já sabemos cultivar a nossa alimentação nos roçados sem fazer queimadas e sem uso de agrotóxicos”.
Falando sobre o importante papel da mulher na construção do projeto, Maria de Timar finaliza: “Quando veio a capacitação eu quase não podia participar pois eu era sozinha e meu marido estava viajando, mais deixei a casa só e fui participar para trazer o projeto para minha comunidade e hoje estou muito feliz”.