A parceria teve início em 2004 e os resultados foram tão satisfatórios que ela permanece até hoje. Foi através do diálogo e da proximidade entre as três instituições que foram iniciadas as primeiras ações e o projeto Raízes é realizado anualmente.
Em 2010 o Projeto está sendo realizado na Comunidade de Santa Rosa III e está qualificando 22 pessoas entre jovens, adultos, homens e mulheres. A proposta é que as pessoas sejam qualificadas e ao final desse processo, aqueles que tiverem desejo e potencial, recebam apoio para acessar a Política Pública do PRONAF e estruturar sua atividade produtiva. Nessa edição as atividades que serão desenvolvidas são: hortifruticultura, avicultura caipira e ovinocaprinocultura.
Inicialmente os parceiros foram até a comunidade apresentar o projeto e abrir o processo de inscrição. Após essa etapa os parceiros se reuniram e com o apoio de representantes da própria comunidade, selecionaram os 22 que compõem a turma.
Nesta Edição já foram realizadas as capacitações de Agricultura Familiar e Agroecologia e Manejo Ecológico do Solo e Hortifruticultura, no total os participantes receberão 200 horas de capacitação. Os agricultores e agricultoras participantes mostram-se muito satisfeitos. Dona Luzimar Almiro de Souza afirma: “ Esse Projeto esta sendo muito riquíssimo para mim, estou adquirindo muito conhecimento no papel e também na pratica e gostaria de ressaltar que as pessoas da entidade executora são pessoas de conhecimento e que realmente sabem trabalhar com agricultor familiar. O Sr Alcemir Serafim reforça: “É um projeto muito bom, a comunidade não deve virar as costas para projetos bom como esse. Com apenas dois treinamento já vi a importância de trabalhar sem agredir o meio ambiente e com o final do curso estou decidido a trabalhar a produção orgânica para minha saúde e saúde da minha comunidade. O projeto e uma mina de ouro começando a ser escavada”, finaliza.