O Instituto Elo Amigo realizou nesta última quinta-feira, 14 de novembro, um intercâmbio com agricultores de Cariús, beneficiados pelo Programa Cisterna de Segunda Água do Governo do Estado. A atividade foi um momento de grande aprendizado, durante o qual os participantes visitaram a propriedade de seu Geraldo e dona Célia, localizada na zona rural de Acopiara. Na ocasião, puderam testemunhar na prática a eficiência da tecnologia da cisterna calçadão em um quintal produtivo, reforçando a importância dessa solução para o fortalecimento da agricultura familiar e a convivência com o semiárido.
Clique no link abaixo e veja o vídeo completo do intercâmbio:
Facebook - https://www.facebook.com/share/v/1DWi9mLH66/
Instagram - https://www.instagram.com/reel/DCcG55BPQfL/?igsh=MXI4NmgweXVzNnhnMQ==
O Instituto Elo Amigo, realizou na última quinta-feira, 17 de outubro, um intercâmbio com os agricultores beneficiados pelo programa P1+2 do município de Acopiara. A atividade foi um momento enriquecedor, onde os agricultores visitaram a propriedade de Seu Francisco, localizada na zona rural de Senador Pompeu. Na ocasião, puderam observar na prática a eficiência da tecnologia da Cisterna de Enxurrada, que se encontra em plena produtividade. Além disso, Seu Francisco apresentou outras tecnologias implementadas em sua propriedade, como a Fossa Ecológica e o uso e reuso de águas cinzas, além também, do manejo de galinhas caipiras poedeiras e as técnicas para implantação de um quintal com características agroecológicas.
clique em algum dos links abaixo e assista o video completo desse dia:
https://www.facebook.com/eloamigo/videos/512053695054543
https://www.instagram.com/reel/DBRn7tlPueu/?igsh=Z29vNWhnZzNnc2ph
No último sábado, 21 de setembro, tivemos a honra de receber, no auditório do Hotel Diocesano, a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas. O encontro foi marcado por uma roda de conversa enriquecedora entre a primeira-dama e as equipes das cozinhas do Lote 13 do Programa Ceará Sem Fome, geridas pelo Instituto Elo Amigo nos municípios de Acopiara, Catarina, Iguatu e Quixelô.
O Instituto Elo Amigo gerencia a produção e distribuição de 2.100 refeições diárias para pessoas em situação de insegurança alimentar por meio do Programa Ceará Sem Fome. Essa iniciativa permanente de combate à fome no estado reúne esforços de diversas instituições públicas e privadas, promovendo também o engajamento da sociedade civil na luta contra a fome.
Na última terça-feira, 10 de setembro de 2024, o Instituto Elo Amigo, representado por seu coordenador executivo, Francisco Braz, participou da reunião ordinária bimestral do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido. O encontro ocorreu no auditório do SINTSEF em Iguatu e reuniu entidades da microrregião Centro-Sul para discutir ações, projetos e demandas, além de preparar a delegação que participará do X ENCONASA, a ser realizado de 18 a 22 de novembro nos estados de Alagoas e Sergipe. O evento foi marcado por debates e reflexões enriquecedoras, além da renovação da coordenação que conduzirá os trabalhos do Fórum nos próximos 2 anos.
Nesta última terça-feira, dia 03 de setembro, representando o Instituto Elo Amigo, o presidente, Valdimiro Lima e o coordenador executivo, Francisco Braz, estiveram em Fortaleza, capital do estado, para assinar o contrato que viabiliza a construção e implementação de 1.015 tecnologias de armazenamento de água na região centro-sul do estado. Dentre essas, serão instaladas 1000 cisternas com capacidade para 16 mil litros, destinadas ao consumo humano, e 15 cisternas de 52 mil litros, voltadas para a produção de alimentos e criação de pequenos animais. As tecnologias serão implantadas nos municípios de Iguatu, Acopiara, Baixio, Orós e Quixelô.
O Programa Cisterna continua avançando a passos largos no semiárido brasileiro, e no centro-sul do Ceará não é diferente! O Instituto Elo Amigo, responsável pela construção e implementação das tecnologias nesta região, está de vento em polpa no avanço das etapas do Programa.
Na comunidade de Bravas, no município de Carius, está acontecendo a capacitação de cisterneiros e cisterneiras para a construção de 23 tecnologias de segunda água (cisternas do tipo calçadão e de enxurrada) que beneficiarão a região.
Além dessas 23 tecnologias, capazes de armazenar até 52 mil litros de água para a produção de alimentos e criação de pequenos animais, o município de Carius também foi contemplado com 140 tecnologias de primeira água, que são as cisternas de placa com capacidade para 16 mil litros, destinadas a armazenar água da chuva para o consumo das famílias.