Durante os dias 12 e 13 de março, o Instituto Elo Amigo realizou o Sistema Simplificado do Manejo das Águas na Comunidade de Carnaubinha do Faé, para os beneficiários e beneficiárias do programa P1+2.
As famílias viram de perto como pode-se fazer o aproveitamento da água nas suas pequenas produções, aprendendo sistemas de irrigação agroecológicos com materiais recicláveis.
O Instituto Elo Amigo realizou, no último sábado, 15 de fevereiro, um enriquecedor intercâmbio com agricultores e agricultoras de Iguatu beneficiados pelo P1+2 da ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro). A iniciativa proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos, com os participantes visitando a propriedade do Sr. Geraldo e da Sra. Célia, situada na zona rural de Acopiara. Durante a visita, puderam observar de perto a eficiência da cisterna calçadão em um quintal produtivo, evidenciando o impacto positivo dessa tecnologia no fortalecimento da agricultura familiar e na adaptação sustentável ao semiárido.
O Instituto Elo Amigo está participando, de 12 a 14 de fevereiro, de uma capacitação promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) no auditório da Ematerce, em Fortaleza. O objetivo é fortalecer a implementação de cisternas na região centro-sul com o fomento rural.
No primeiro dia, os participantes foram recepcionados em um momento de integração, seguido pela apresentação do método da ASA e pelo planejamento das visitas de campo que ocorrerão nos dias seguintes.
O técnico de campo, Sergio Olinda, apresentou as demais organizações, a metodologia aplicada pelo Instituto Elo Amigo no tocante ao componente de diagnóstico de agroecossistema
Na última quinta-feira, 6 de fevereiro, os alunos do curso de Panificação Básica receberam seus certificados de conclusão. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio do Programa Ceará Sem Fome e gerenciada pelo Instituto Elo Amigo na região Centro-Sul, foi voltada tanto para profissionais das cozinhas quanto para beneficiários do programa. As atividades aconteceram pela manhã na cozinha da Casa de Acolhimento Padre José Marques e, à tarde, na cozinha do Residencial Dom José Mauro, ambas localizadas no município de Iguatu.
O objetivo dessa extensão do Programa Ceará Sem Fome é promover a autonomia socioeconômica dos participantes, demonstrando que o Programa vai muito além da entrega de uma refeição, ao investir na capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entre os dias 24 E 25 de janeiro, a comunidade Catingueira, em Iguatu-CE, recebeu a formação do GRH, um dos componentes do Programa Cisternas.
Voltado para agricultores e agricultoras beneficiados pelo Programa Cisternas, do Governo do Estado, através da SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) do Estado do Ceará.
O curso é realizado pelo Instituto Elo Amigo, responsável pela construção e implementação das tecnologias no município. Iguatu foi beneficiado com 300 tecnologias de armazenamento de água para o consumo da família com capacidade para 16 mil litros de água.
Ao todo, o Instituto Elo Amigo irá construir e implementar 1015 tecnologias de acesso a água, distribuídas entre os municípios de Quixelô, Iguatu, Acopiara e Baixío. O Programa Cisternas possibilita inúmeros avanços não só para as famílias, mas para as comunidades rurais como um todo, além de aumentar a frequência escolar, a diminuição da incidência de doenças em virtude do consumo de água contaminada e a diminuição da sobrecarga de trabalho das mulheres
Na manhã do dia 30 de novembro, a sede do Instituto Elo Amigo, em Iguatu, foi palco da Assembleia Geral ordinária de Prestação de Contas da instituição, que ocorre anualmente. O evento reuniu sócios e colaboradores, proporcionando um momento de transparência e diálogo. Durante a assembleia, a contadora da instituição apresentou detalhadamente os dados financeiros e o patrimônio atualizado, reforçando o compromisso da gestão responsável.
Aproveitando a presença de grande parte dos membros da instituição, todos foram convidados, após a assembleia, para um almoço especial em celebração do 23º aniversário do Instituto, comemorado dois dias antes, no dia 28 de novembro. O encontro foi marcado por integração e confraternização, fortalecendo os laços entre os participantes.
O Instituto Elo Amigo realizou nesta última quinta-feira, 14 de novembro, um intercâmbio com agricultores de Cariús, beneficiados pelo Programa Cisterna de Segunda Água do Governo do Estado. A atividade foi um momento de grande aprendizado, durante o qual os participantes visitaram a propriedade de seu Geraldo e dona Célia, localizada na zona rural de Acopiara. Na ocasião, puderam testemunhar na prática a eficiência da tecnologia da cisterna calçadão em um quintal produtivo, reforçando a importância dessa solução para o fortalecimento da agricultura familiar e a convivência com o semiárido.
Clique no link abaixo e veja o vídeo completo do intercâmbio:
Facebook - https://www.facebook.com/share/v/1DWi9mLH66/
Instagram - https://www.instagram.com/reel/DCcG55BPQfL/?igsh=MXI4NmgweXVzNnhnMQ==