Nos dias 16 e 17 de maio, o Instituto Elo Amigo realizou dois Intercâmbios Intermunicipais envolvendo agricultores, pedreiros e membros de comissões municipais de Cedro, Acopiara, Jucás e Quixelô.
Os Intercâmbios tiveram como objetivo, realizar visitas em comunidades onde foram implantadas as tecnologias no termo passado (2012), a fim de mostrar aos participantes os benefícios e utilidades que essas tecnologias trouxeram as famílias e as comunidades beneficiadas.
No primeiro dia pela manha, o grupo visitou a Comunidade Bom Princípio, onde a mesma foi beneficiada com Barragens subterrâneas, Barraginhas e Cisternas calçadão. Já no período da tarde a visita foi as Comunidades de Mangueira e Pitombeira onde o grupo pode perceber de perto a importância da implantação de uma BAP (Bomba d’Água Popular) em uma comunidade onde o acesso a água é mais restrito. Foi visitada na mesma tarde uma Cisterna Calçadão e uma Cisterna de Enxurrada, ambas com os reservatórios de 52.000 litros cheios, das chuvas que tivemos nos últimos dias. No final da tarde ainda aconteceu à visita a um Barreiro Trincheira, que é uma tecnologia de grande porte capaz de armazenar até 500.000 litros de água das chuvas.
No segundo e ultimo dia o grupo visitou a comunidade de Itâns, onde conheceram a famosa experiência de produção agroecológica do Sr. Zezinho. Os participantes ficaram admirados com a diversidade e com os resultados obtidos com essa pratica de agricultura ecológica e sustentável.
“ ...agente tem tudo na terra, mas é preciso saber usá-la da maneira que ela se abasteça com os nutrientes que ela mesmo produz...” ensina Sr. Zezinho.