Aconteceu nos dias 23 e 24 de maio no Centro Diocesano de Iguatu, um Encontro Territorial realizado pelo Instituto Elo Amigo. O objetivo do encontro foi reunir pedreiros, membros de comissões municipais, facilitadores e demais envolvidos no Programa uma terra e duas águas (P1+2) para avaliar e discutir o termo de parceria 02/2012 na ótica da qualidade das implementações e dos resultados das ações de formação, identificando melhorias nos processos, com o intuito de ampliar os resultados do P1+2 junto às famílias agricultoras.
Com toda a temática discutida, foram abordadas algumas avaliações importantes como: Qualidade do material para a construção, envolvimento e contribuição das famílias, apoio da entidade gestora, comprometimento e conhecimento dos Pedreiros. Também foram abordados assuntos referentes às melhorias que poderiam ser tomadas para a contribuição dos facilitadores ao programa como metodologia e conteúdo aplicados, domínio e conhecimento dos facilitadores, material didático e de apoio e a participação e aproveitamento das famílias. Alem disso aconteceram duas visitas de campo com os participantes do encontro, onde os mesmos foram divididos em dois grupos, indo um grupo (Pedreiros) visitar tecnologias como Cisterna Calçadão, Cisterna de Enxurrada e Tanque de Pedra e outro grupo (Facilitadores) conhecer uma experiência de agroecologia e quintal produtivo.
Com o termino do encontro os participantes realizaram um debate onde concluíram os pontos positivos, negativos e todo o conhecimento adquirido, ressaltando a importância que um encontro como este possibilita a todos os envolvidos naquele programa.
“A gente só aprende mais e mais, cada dia é um dia novo em nossas vidas e sempre temos o que aprender um com o outro” diz seu Zé (pedreiro).
“Agroecologia é o respeito entre o homem e a mãe natureza. Se um respeitar o outro, todos vão se beneficiar”, afirma Seu Zezinho (agricultor).