Como parte das ações de mapeamento dos grupos de jovens existentes nas regiões Centro Sul e Cariri Oeste, a equipe do projeto Juventudes em Ação, do Instituto Elo Amigo, em parceria com IICA, FIDA, Projeto Paulo Freire e a SDA, vem realizando reuniões de apresentação do projeto aos movimentos rurais nos cinco municípios de abrangência da iniciativa social.

Em algumas comunidades, os educadores sociais foram pessoalmente conhecer a realidade de cada grupo, suas habilidades e desafios. Em algumas localidades, as reuniões foram feitas de modo virtual, sempre com a presença de representantes e integrantes dos grupos que estejam em plena atividade ou até aqueles que tiveram uma pausa nas ações por conta do período pandêmico atual.

Nesses primeiros momentos será possível identificar a peculiaridade de cada grupo de jovens. Com esse processo ainda em curso, muitas histórias serão contadas ao longo da primeira etapa do projeto “Juventudes em Ação” pelo desenvolvimento popular na zona rural.

Encontro realizado com jovens na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antonina do Norte-CE com representantes das comunidades de Várzea Nova e Espírito Santo:

 

Reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assaré-CE com representantes de algumas comunidades rurais:

 

Encontro com representantes de algumas comunidade rurais de Tarrafas-CE:

 

Encontro realizado com jovens e lideranças comunitárias na Vila Caixa, Acopiara-CE:

 

Reunião virtual realizada com jovens da comunidade de Jurema, em Orós-CE: