Segundo Maria Zuleide Teixeira, 2ª secretaria da Associação das Mulheres de São Pedro (AMUSP), a idéia de se criar uma feira solidária no distrito de São Pedro, que fica a 20 km de Jucás/Ce, nasceu na cabeça de Dona Toinha, moradora e participante dos movimentos da comunidade, que tratou logo de compartilhar com a Associação das Mulheres (AMUSP). A idéia logo virou pauta de reunião e aprovada pelos participantes da associação. O segundo passo seria reunir o máximo de parceiros possíveis que pudessem abraçar a idéia e ajudar na realização da feira – Associação das Mulheres de São Pedro (AMUSP), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Secretaria de Agricultura, Rádio São Pedro FM, Comunidade de Base Vila São Pedro (COBASP), Associação com Ações Participativa (ASCAP), Instituto Elo Amigo e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) tiveram uma participação muito significativa para a realização da Primeira Feira da Economia Solidária no distrito de São Pedro.
Hoje já existe cerca de quinze agricultores e agricultoras cadastrados. A feira esta conseguindo incentivar outros agricultores que demonstram interesse em fazer parte desse movimento que acontecerá mensalmente, mas a intenção dos participantes e dos organizadores é que seja quinzenal.
O principal objetivo da feira é, além de garantir renda para as famílias agricultoras, trabalhar juntos a organização e a produção agroecológica.
“A feira está muito boa e é um espaço muito bom para mostrarmos nossos produtos, inclusive já tinha até sugerido essa idéia para o pessoal” comenta Dona Josefa Mendonça feirante.
“Para mim é muito importante e um meio de mostrar as pessoas como fazer a economia solidária. E para melhorar temos que fazer mais divulgação para que mais pessoas participem. Finaliza Dona Alda Silva visitante”.
A próxima feira já tem data marcada, dia 12 de fevereiro e se contar com a animação dos moradores de São Pedro, a segunda feira será bem melhor que a primeira.
Clique aqui para ver mais fotos da feira.