O esporte representa uma linguagem universal para milhões de crianças, adolescentes e jovens no mundo inteiro. Assim sendo, brincar e ter acesso a pratica esportiva, segura e inclusiva não é um privilégio, mas um direito fundamental a todos.
Foi pensando nisso que o Instituto Elo Amigo (IEA) de Iguatu -Ceará em parceria com o instituto Formação de São Luiz – Maranhão, tiveram a iniciativa de trazer para Iguatu o projeto escola de mediação, que tem como objetivo principal proporcionar o esporte educativo, seguro e inclusivo para crianças e adolescentes da região através de esportes coletivos como o basquete, futebol, vôlei, handebol e atletismo
O projeto iniciou sua idealização no mês de setembro de 2012 atraves da iniciativa do Instituto Formação em cinco estados do nordeste: Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Ceará. A idéia do Instituto Elo Amigo (IEA) em parceria com o Instituto Formação é que através do projeto escola de mediadores aqui em Iguatu, seja realizado a capacitação de 30 jovens, para que eles possam entender a metodologia e repassar esse aprendizado para outros jovens de sua escola, de seu bairro ou em qualquer outra atividade que eles estejam presentes.
Alem dos 30 jovens também são capacitados cinco educadores que atuam como professores de educação física em colégios da cidade, pois como eles estão ligados diretamente a área esportiva, poderão obter um resultado mais positivo e eficaz.
A primeira etapa da capacitação com os professores e com os adolescentes para transformá-los em mediadores do esporte durou três dias e aconteceu nos dias 27 a 29 de setembro. O primeiro dia foi de caráter teórico, descrevendo a temática que vai desde os direitos do esporte até o esporte inclusivo e a metodologia do curso. No segundo e no terceiro dia os jovens e os professores iniciaram as atividades praticas, desfrutando momentos de lazer através das diversas praticas esportivas.
Com isso, o resultado esperado é que os jovens ampliem seu universo cultural, desenvolvam suas potencialidades, favoreçam o relacionamento social e proporcionem condições para uma vida com mais qualidade.