Aconteceu nos ultimos dias 5 e 6, no município de Riberão Bonito, localizado no interior paulista o II Encontro de Cidadania e Controle Social com enfoque para as administrações públicas municipais. Que objetivava trocar experiências no combate à improbidade administrativa e incorporar ainda mais pessoas ao grupo dos que se preocupam com o tema em todo o Brasil, organizado pela ONG AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito)
Aconteceu nos ultimos dias 5 e 6, no município de Riberão Bonito, localizado no interior paulista o II Encontro de Cidadania e Controle Social com enfoque para as administrações públicas municipais. Que objetivava trocar experiências no combate à improbidade administrativa e incorporar ainda mais pessoas ao grupo dos que se preocupam com o tema em todo o Brasil, organizado pela ONG AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito).
O evento contou com a participarão de juristas e especialistas nos temas que mais preocupam as organizações que compõem a rede de organizações da sociedade civil associadas à AMARRIBO. “Discutiremos a relação com a Justiça, com o Ministério Publico e a fiscalização do Legislativo e Executivo com metodologia e indicadores que auxiliam o controle e permitem visualizar avanços e ganhos desse controle”, disse Lizete Verillo, organizadora do evento.
O encontro contou com a presença de participantes reconhecidos na luta pela democracia, pela participação e pelo desenvolvimento político, como o juíz eleitoral Marlon Reis (juíz líder da campanha contra a corrupção eleitoral) e o filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, que falou sobre caminhos para a formação política e controle social.
Esteve acontecendo também à oficina: Jovens no Controle Social, da AMARRIBO Júnior, que faz parte do II Encontro tendo a participação de jovens que integram diversas redes e movimentos de juventude no Brasil e na América Latina que viajaram de várias partes para estarem nesse evento com o apoio da Fundação AVINA.
Objetivo principal da participação da juventude neste encontro é poder compartilhar experiências de controle social tendo o lançamento do Guia Sou de Atitude da Rede Sou de atitude - www.soudeatitude. org.br e da publicação GEO Juvenil Brasil - www.geojuvenil. org.br além de apresentar estratégias que já são utilizadas pela juventude na busca de uma sociedade justa, solidária e sustentável.
Grupos juvenis participantes:
- AMARRIBO Jr. - SP
- REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade)
- GEO juvenil Brasil
- Rede Sou de Atitude
- Rede Juventudes
- Rede de jovens do nordeste
- Cia Étnica - RJ
- Oficina de Imagens - MG
- Ação Educativa - SP
- IFC - DF
- Universidad Coerente - Lima - Peru
- Fundação Brasil Cidadão - CE
- Associação Democracia Ativa - BH - MG
- Escola de Gente - RJ
- JITE - Jovens Interagindo - MG
Por Mayne Santos - CJ Bahia, Rafael Lira - CJSP/GEO Juvenil Brasil/ISPIS e João Zolio - Amarribo Jr - Jenair Alves - Rede Juventudes