Diversas organizações da Microrregião do Médio Jaguaribe, entre sindicatos, secretarias, instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos, estão se unindo para criar a Rede de Agricultura Familiar, envolvendo os municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô
Diversas organizações da Microrregião do Médio Jaguaribe, entre sindicatos, secretarias, instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos, estão se unindo para criar a Rede de Agricultura Familiar, envolvendo os municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô. Segundo Christian Arruda, coordenador de projetos do Instituo Elo Amigo, a Rede é uma proposta que visa promover o desenvolvimento regional a partir da integração das entidades, do fortalecimento local das ações existentes e da elaboração e implementação de projetos coletivos nas áreas de capacitação e acompanhamento técnico.

Christan lembra que, apesar da Rede ter a agricultura familiar como foco principal de ação (especialmente a agroecologia), os atores envolvidos não necessariamente precisam desenvolver ações ligadas ao meio rural, pois o intuito principal da Rede é promover o desenvolvimento em todas as dimensões.

O processo de mobilização das entidades tem sido animado pelo Instituto em cada cidade através de reuniões e encontros mensais onde estão sendo criadas e fortalecidas articulações locais que deverão compor e representar a rede a nível municipal. Em Acopiara e Orós a representação da rede deverá ficar a cargo dos Conselhos Locais de Ações Integradas. Já em Iguatu, o Pacto de Cooperação deverá assumir a Rede. Até o próximo mês as entidades de Quixelô e Jucás definirão a forma de envolvimento.