Os jovens dos Fóruns Municipais de Juventude da Microrregião do Médio Jaguaribe, composta pelos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô, estão se encontrado semanalmente para elaborar planos de ação para 2006. A idéia surgiu em fevereiro

Os jovens dos Fóruns Municipais de Juventude da Microrregião do Médio Jaguaribe, composta pelos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô, estão se encontrado semanalmente para elaborar planos de ação para 2006. A idéia surgiu em fevereiro, durante o quarto módulo do curso de formação política que o Instituto Elo Amigo está promovendo com representantes de cada Fórum. O objetivo é levantar uma visão de futuro para a juventude local e envolver os jovens de forma articulada nos encontros sobre a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável que estão acontecendo mensalmente na região, envolvendo diversos setores da sociedade. Entre algumas ações previstas até agora nos planos de ação está a proposta de realizar momentos de disseminação dos conhecimentos adquiridos no Curso de Formação Política e de Formação de Jovens Comunicadores, este também promovido pelo Instituto.

Segundo Aurineide Carneiro, articuladora de mobilização social do Instituto, paralelamente ao planejamento, alguns fóruns já estão desenvolvendo atividades. Em Quixelô, os jovens realizaram uma atividade cultural que contou com exposição fotográfica sobre a história do município e exibição de filmes. Em Orós, está prevista a realização de uma oficina sobre Teatro no mês de março.

Já os jovens do Fórum de Iguatu estão promovendo uma campanha para implantação de uma Faculdade na Região Centro Sul. Segundo Rikáryo, articulador de comunicação do Elo Amigo e membro do fórum, a campanha conta com apoio dos cinco fóruns e um abaixo-assinado será enviado ao Ministério da Educação. O programa de expansão universitária do Governo Federal prevê a implantação de faculdades nos municípios de Crato e Sobral, ambos fora da região.