Na manhã da última quinta-feira, 27, foi realizada no auditório do Sebrae, em Iguatu-CE, um seminário sobre Cooperativismo de Crédito, realizado pelo Instituto Elo Amigo, através do Programa da Agroecologia Familiar. Na manhã da última quinta-feira, 27, foi realizada no auditório do Sebrae, em Iguatu-CE, um seminário sobre Cooperativismo de Crédito, realizado pelo Instituto Elo Amigo, através do Programa da Agroecologia Familiar.

O seminário tinha como objetivo a promoção de um espaço de discussão sobre o tema além de proporcionar mais uma base para a criação de uma cooperativa de crédito rural na região e contou com a participação de mais de 60 pessoas entre organizações do CIPMJ (Conjunto Integrado de Projetos do Médio Jaguaribe), Associações de Moradores, Sindicatos e produtores rurais da região.

Para a oportunidade Wilson Dias e Mário Reis da Ascoob (Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar) foram convidados como facilitadores e fizeram o momento de palestra sobre o que é uma cooperativa de crédito, como funciona e outros assuntos afins, seguido de um debate e resposta às dúvidas dos presentes.
Entre os participantes, o entusiasmo e desejo pela criação de uma cooperativa de crédito no Médio Jaguaribe foi marcante, principalmente mobilizados pela experiência de microcrédito desenvolvida pelo Agrocrédito Familiar que é uma das ações do Elo Amigo.
Objetivando dar os passos seguintes na criação da cooperativa de crédito, durante a tarde do dia 27 e no dia 28, representantes dos participantes no seminário iniciaram a definição dos objetivos, justificativa e outras questões que precisarão ser resolvidas antes da solicitação de autorização junto ao Banco Central para criar a cooperativa de crédito.

Saiba Mais:
A cooperativa de crédito é um empreendimento econômico-social, democrático e autogestionário regido pela Lei 5.764/71 e por Resoluções do Conselho Monetário Nacional(a principal é a de no. 3.321/05). É uma instituição financeira, formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica própria, sem fins lucrativos e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Quando um grupo de pessoas constitui uma cooperativa de crédito, o objetivo é propiciar crédito e prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso para seus associados.
Para conhecer as ações da Ascoob, clique aqui . Vote em nossa enquete!