O Jovem Fabrício Xavier de Oliveira foi beneficiado por um dos programas do Instituto Elo Amigo, o Centro de Resultados de Arte e Cultura em 2001. O programa tinha como objetivo qualificar e inserir os jovens na arte, na cultura, no trabalho em grupo e na cidadania.

O Jovem Fabrício Xavier de Oliveira foi beneficiado por um dos programas do Instituto Elo Amigo, o Centro de Resultados de Arte e Cultura em 2001. O programa tinha como objetivo qualificar e inserir os jovens na arte, na cultura, no trabalho em grupo e na cidadania. Fabrício se identificou com a arte plástica, o grafite e a música. Logo ele passou a atuar nessas áreas e isso lhe ajudou a definir o que queria para a sua vida.

Com o fim do programa em 2003, Fabrício começou a fazer parte de outro programa, a Rede de Intermediação de Produtos e Serviços (RIPS). A RIPS proporcionava formação aos jovens na área de empreendedorismo, apoiava com pequenos financiamentos para a montagem dos negócios e divulgava seus produtos e serviços.

Na área da música, Fabrício mostrou seu talento como guitarrista. Ele e seus amigos se apresentavam na banda DNA, em eventos que marcavam as visitas de alguns financiadores dos programas desenvolvidos pelo Instituto Elo Amigo em Iguatu e outros municípios da região.

No entanto, foi nas artes marciais que Fabrício pôs em prática tudo que aprendera até então. Ele percebeu que no Karatê poderia ensinar os valores que agora faziam parte de sua vida. Com a fundação da União de Karatê em Iguatu (UKI), passou a ensinar voluntariamente crianças da comunidade, que não podiam pagar pelas aulas. Logo começaram a surgir as dificuldades de encontrar pessoas e instituições que acreditassem na sua proposta para ampliá-la e beneficiar um número maior de jovens carentes. Fabrício insistiu e procurou um antigo treinador que lhe ajudou numa articulação para que seu projeto chegasse ao conhecimento do conselho de Karatê do Brasil. Esse reconhecimento deu a Fabrício a oportunidade de realizar seu grande desejo.

Atualmente Fabrício é reconhecido pelo seu trabalho e já obteve importantes conquistas. Desde o ano de 2007 ele participa de diversas competições, estaduais e nacionais. Em outubro de 2009 conquistou o título de Campeão Brasileiro de Karatê, competição disputada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.


Contudo, essas conquistas não são o maior orgulho de Fabrício, e mesmo com as dificuldades ele afirma que o mais relevante nisso tudo é o saber passado aos seus alunos: “O importante não é a vitória e nem a derrota, mas o aprimoramento do caráter”.