O Instituto Elo Amigo está executando o Programa Negócio a Negócio. Criado pelo SEBRAE, ele apresenta uma nova metodologia baseada em oferecer orientação gratuita e personalizada para pequenas Empresas e Empreendedores individuais que estejam na formalidade.
O programa consiste na realização de três visitas a cada empresa por um Agente de Orientação Empresarial - AOE. O Agente é o profissional capacitado na metodologia do programa e nos serviços e soluções SEBRAE que oferece orientações relacionadas à gestão das empresas. O Instituto Elo Amigo contratou uma equipe composta por uma coordenadora e 13 agentes.
Na primeira visita o AOE faz uma abordagem ao empresário, apresenta o SEBRAE e o projeto Negócio a Negócio.
Na segunda visita o AOE elabora um diagnóstico da empresa. Para tanto, colhe informações através de perguntas com base no mercado, nos clientes, processos produtivos, atendimento e no setor financeiro da empresa.
Na terceira visita, que é chamada de devolutiva, o AOE apresenta um plano de desenvolvimento com dicas e produtos do SEBRAE para solucionar problemas que foram detectados no relatório gerado pelo diagnostico da segunda visita.
A meta pactuada entre o SEBRAE e o Instituto Elo Amigo é o atendimento a 1.340 empresas através de 4.020 visitas de orientação nos municípios de Iguatu, Acopiara, Jucás, Cariús, Quixelô e Óros, área de atuação do Instituto Elo Amigo.
A equipe tem enfrentado algumas dificuldades como o pouco conhecimento do programa, por ser uma proposta nova e o grande número de empreendedores na informalidade. Apesar disso, Aurineide Oliveira, coordenadora do programa pelo Instituto Elo Amigo, está confiante com os resultados alcançados pelos AOEs e com o sucesso do programa junto aos empresários.
Vanessa Maria empresaria no ramo de confecção do município de Iguatu, recebeu a visita da AOE Glêubia Araújo. Gostou bastante do atendimento e da abordagem que segundo ela, foi bem detalhada. A empresaria pretende melhorar o atendimento de sua empresa, a partir da visita do projeto Negocio a Negocio, ela vai capacitar suas vendedoras, que em sua opinião é a parte mais frágil da empresa.
“Todo empresário necessita de uma orientação. Apesar de nossa experiência no mercado não sabemos de tudo, principalmente na orientação aos vendedores”, finaliza.