Foi embaixo de uma mangueira carregada de esperança, que o Instituto Elo Amigo deu inicio com uma bela  mística de abertura,  a capacitação das comissões municipais para o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), dos novos  termos de parceria assinado com o MDS e com a Fundação Banco do Brasil.

O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentável da terra e da água para produção de alimentos.

O encontro aconteceu entre os dias 09 e 10 de abril no Centro Diocesano de Iguatu-CE. A reunião e a capacitação dessas comissões tem um papel muito importante no planejamento e desenvolvimento do programa. As comissões juntamente com  o Instituto Elo Amigo  tem o papel de mobilizar as famílias e selecionar as comunidades que serão beneficiadas com as tecnologias do P1+2, além de  fiscalizar os recursos destinados para a realização do Programa e acompanhar juntamente com a equipe técnica do Instituto, as construções das tecnologias adotadas.

Foi um encontro muito positivo, tanto para os membros das comissões, quanto para a equipe do Instituto Elo Amigo, pois foi um momento de aprendizado para aqueles que participavam pela primeira vez do Programa e um momento de reciclagem para aqueles que ja participaram de alguma forma do projeto.

Em um momento de discursão e debate entre os participantes, Seu Antenor, Agricultor e membro de uma das comissões deixa uma fala modesta mais de grande valor, “é muito importante à chegada dessas cisternas, pois elas têm a função de acumular vida para as famílias, pois água em qualquer lugar do mundo significa vida”.