A horticultura orgânica é uma atividade produtiva que tem mostrado grande expansão no semiárido e no Brasil, essencialmente devido ao aumento significativo do mercado consumidor de alimentos orgânicos em anos recentes, e desponta como uma excelente oportunidade para o agricultor familiar. A área ocupada com esta atividade em todo o País alcançou aproximadamente 100 mil ha no final dos anos 90, fato importante, visto que no início da década esta área era estimada em somente 1 mil ha.

Embora existam registros que marcam a importância econômica da horticultura orgânica, pouco se conhece sobre os seus efeitos no ambiente, bem como sobre suas repercussões sociais e mesmo econômicas ao nível das propriedades e das localidades onde ela é desenvolvida.

 

Na comunidade Mamoeiro em Cariús - CE, Seu Vilmar, agricultor, 42 anos, pratica a horticultura orgânica a alguns anos e diz que o impacto com  sociedade já é visivel. a procura por seus produtos já é grande em toda a região, ele conta que sua renda e sua qualidade de vida são notórias.

 

    

 

   

fotos: Ricardo Azevedo