O Instituto Elo Amigo iniciou as inaugurações das Unidades Sociais Produtoras de Refeições - USPR (popularmente conhecidas como cozinhas comunitárias) dentro do programa estadual ‘Ceará Sem Fome’, na região Centro Sul do Estado. A primeira delas foi a Casa de Acolhimento Padre José Marques, localizada no bairro Prado, na cidade de Iguatu, na tarde da última quinta-feira, 21/09.

cozinhas comunitarias igt 5

A unidade já presta um serviço de extrema relevância com doação de refeições diárias há mais de 25 anos, agora está sendo acompanhada pelo Instituto Elo Amigo. Todos os insumos/alimentos e congêneres, embalagens, materiais de higiene, entre outros artigos foram disponibilizados pelo projeto.

Em Iguatu serão 11 cozinhas comunitárias que estarão em pleno funcionamento ainda neste mês de setembro, de segunda à sexta-feira, oferecendo gratuitamente refeições diárias a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Os demais municípios: Acopiara - 03 cozinhas, Catarina – 02 cozinhas, e Quixelô - 05 cozinhas, contemplam o Lote 13 do edital do projeto no qual o Elo Amigo está responsável pela execução.

cozinhas comunitarias igt 3

Na mesma semana, houve o processo de formação das cozinheiras que irão atuar nas USRP de Iguatu. O Elo Amigo promoveu esse momento como parte das etapas obrigatórias do projeto que visa potencializar as iniciativas de cozinhas comunitárias já existentes em todo território cearense. Na programação, houve explanação de manuseio dos alimentos, orientações de armazenamento e dicas de higiene. Em seguida aconteceu uma visita técnica ao espaço de uma das cozinhas beneficiadas.

cozinhas comunitarias igt 6

Nos próximos dias haverá uma intensa mobilização para concluir as inaugurações das unidades nos vários bairros e distritos de Iguatu. Em seguida será a vez dos demais municípios da região.