Com o tema ‘Oito Jeitos de Mudar o Mundo’, de 27 a 29 de abril, o Instituto Elo Amigo (Comitê Regional), o Mover (Movimento de Jovens Voluntários do Semi-árido Cearense) e as secretarias do Esporte e Juventude e Educação de Iguatu (Comitês Municipais em Iguatu) promovem o Dia Global do Voluntariado Jovem nos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô

Foto:Izaura Gomes
Crianças, Jovens e educadores da escola Pe Januario Campos em Iguatu
Com o tema ‘Oito Jeitos de Mudar o Mundo’, de 27 a 29 de abril, o Instituto Elo Amigo (Comitê Regional), o Mover (Movimento de Jovens Voluntários do Semi-árido Cearense) e as secretarias do Esporte e Juventude e Educação de Iguatu (Comitês Municipais em Iguatu) promovem o Dia Global do Voluntariado Jovem nos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô. Os envolvidos na iniciativa esperam superar o resultado do ano passado que chegou a realizar 100 ações voluntárias, entre atividades esportivas, culturais, oficinas, passeatas e palestras.

O objetivo do Dia Global é celebrar a cidadania e a solidariedade, em que o jovem assume um papel ativo na solução dos problemas da comunidade através do voluntariado. O evento acontece em vários países do mundo e vem fazendo a diferença na sensibilização e mobilização de uma nova geração de voluntários que contribuem para a construção de sociedades mais fortalecidas e engajadas em causas de interesse social.

Segundo a coordenadora do Projeto de Jovens Voluntários do Instituto Elo Amigo, Socorro Medeiros, até o dia 26 de abril, foram recebidos os cadastros das instituições que realizarão atividades durante todo o período do dia Global. “Durante toda nossa trajetória de 5 anos  acreditando nas pessoas, vemos elas mais envolvidas com o voluntariado que nada mais é do que fazer o bem ao próximo. Se pararmos para pensar, o voluntariado é uma via de mão dupla, porque o envolvimento com a comunidade gera conhecimento e estímulo no exercício da cidadania nos jovens e nas comunidades”, ressalta Socorro.

“O voluntariado é uma atividade enriquecedora e necessária para qualquer área de atuação, isso porque cada experiência nos mostra a realidade e a necessidade social desse tipo de atividade e é uma forma de conscientizar que juntos somos mais e os grandes objetivos tornam-se realidade”, ressalta a universitária do curso de Ciências Biológicas da Universidade regional do Cariri, Aline Paulino.

Maiores informações:

Instituto Elo Amigo (88) 3581.6575
www.eloamigo.org.br
www.iguatu.ce.gov.br
www.diaglobal.org.br