Na manhã de quarta-feira, 28/06, aconteceu no salão Paroquial de Orós a assembleia de constituição da Associação de Produtores da Agroecologia Familiar de Orós, APROAFO. O momento contou com a presença de aproximadamente 40 produtores e parceiros 

Foto:Karlos Rikáryo
Diretoria eleita da APROAFO
Na manhã de quarta-feira, 28/06, aconteceu no salão Paroquial de Orós a assembleia de constituição da Associação de Produtores da Agroecologia Familiar de Orós, APROAFO.

O momento contou com a presença de aproximadamente 40 produtores agroecológicos além de parceiros como o Banco do Brasil, Ematerce, Secretaria de Agricultura e Instituto Elo Amigo.

“Já faz 3 anos que estamos atuando e esse momento o mercado está favorável, o que só nos da força e vontade de produzir cada vez mais”, ressalta Antônio Carlos.

O gerente do Banco do Brasil de Orós, Ivan Coutinho, ressaltou que a agroecologia veio para ficar isso porque hoje as pessoas se preocupam em saber de onde vem os produtos e com essa proposta de organização que a associação vai trazer os produtores e o consumidor só tem a ganhar e junto disso vem as parcerias. “Reconhecemos que o Elo Amigo é um grande parceiro e fomentador do desenvolvimento da agroecologia familiar e nós do banco reconhecemos isso e estaremos sempre dispostos a está junto de iniciativas como essa”, comentou Ivan.

O coordenador de formação do programa de agroecologia familiar do Instituto Elo Amigo, Antônio Neto Gomes, que acompanhava o processo no município, fez um pequeno relato até chegar o momento em que o grupo de produtores das diversas localidade de Orós decidiram dar um passo serio que seria a formalização da organização que já estava de uma certa maneira acontecendo, reforça que a tendência daquele momento em diante seria melhorar e unir cada vez mais.

O processo foi feito através de plenária no qual os próprios produtores elegeram a primeira diretoria da Associação.

Confira os nomes abaixo:

Presidente: Antônio Carlos;
Vice-Pres: Francieldo Nunes;
1º Secretario: Flávio Rodrigues;
2º Secretario: Fco Sherlânio;
1º Tesoureiro: José Barbosa Lucas (Zeneudo);
2º Tesoureiro: Gleudomar Barbosa;
Conselho Fiscal titular:Margleuda Barbosa, José Luiz Filho, Nilson Liandro;
Conselho fiscal Suplentes: Edson Vieira, João Paulo, Fco Candido Santana (Francimar).