Vender produtos direto ao consumidor, trocar experiências, fazer novas amizades, e, de vez em quando, ter uma boa prosa com os velhos amigos ou com aquela amizade feita ali mesmo.
Foi nesse clima que os produtores/as do cariri viveram os 04 dias da décima EXPROAF – EXposição dos PROdutos da Agricultura Familiar, que aconteceu no parque de exposição Pedro Felício Cavalcante, na cidadedo Crato.
Vender produtos direto ao consumidor, trocar experiências, fazer novas amizades, e, de vez em quando, ter um boa prosa com os velhos amigos ou com aquela amizade feita ali mesmo.
Foi nesse clima que os produtores/as do cariri viveram os 04 dias da décima EXPROAF – EXposição dos PROdutos da Agricultura Familiar, que aconteceu no parque de exposição Pedro Felício Cavalcante, na cidade do Crato.Os organizadores do evento afirmam que mesmo com a irregularidade do inverno e o comprometimento da safra a feira superou as outras 09 edições. A média de público foi de 8.000 visitantes por dia. Para Chico Alves, coordenador geral da FETRAECE os destaques deste ano foram: os níveis de organização dos pavilhões, a forma de exposição dos produtos e até os/as expositores/as foram capacitados/as para melhor se portarem diante dos compradores/as. Os seminários sobre a educação no campo, a agroecologia e os preparos da ração animal foram outro ponto alto do evento.
Jorge Pinto conta que ao longo desses 10 anos tem ocorrido uma evolução na participação dos/as produtores/as, e com isso, o evento tem atraído o apoio dos órgão governamentais; são prefeituras, secretarias do governo do estado e do governo federal, prova disso, é que no encerramento a secretaria do desenvolvimento agrário entregou 47 tratores para agricultores/as do cariri. Chico Alves afirma que essas conquistas é o reconhecimento de que a agricultura familiar do cariri está organizada, está crescendo.
Já entre os expositores/as alegria e bons papos não faltaram. A participação da D. Maria Francisca da silva neste ano, também completa uma década, ela diz: “eu me sinto muito feliz. Porque aqui é uma confraternização de trabalhadores e como agricultora eu não poderia me sentir mais à vontade”. Outra expositora que não esconde a satisfação em participar da feira é D. Margarida da Hora;
- “eu me sinto bem. Porque através da EXPROAF e da feira da ACB eu já fiz a minha história”, contou. Ela foi a 3ª colocada no concurso Mulher de Negócio, um prêmio do SEBRAE para mulheres que se destacam em suas atividades; mulheres empreendedoras.
E para quem nunca visitou e pensa que EXPROAF é apenas uma exposição onde se compra e vende legumes, frutas e verduras, em 2010, foram 16 atrações regionais alegrando e divertindo todos/as que estiveram no parque.
O evento foi mais que um programa em família; foi uma festa.
O sucesso se mede tanto pela qualidade como pela quantidade; dez anos atrás eram penas 40 pessoas envolvidas, 06 municípios participando, e hoje, a feira já faz parte do calendário dos grandes acontecimentos do estado, ao todo, 26 municípios foram representados. Os/as expositores/as agora se preparam para a 3ª feira Estadual da agricultura familiar que acontecerá de 01 a 04 de julho em Fortaleza.