Reusos de Águas Cinzas, mais uma tecnologia de convivência com o semiárido chega a região centro sul. A tecnologia que consiste em reaproveitar a água das pias do banheiro e da cozinha utilizadas pelas famílias das áreas rurais.

O projeto chegou à região centro sul via Instituto Elo Amigo depois de firmado uma parceria com a Fundação Banco do Brasil.

A tecnologia na região chega como projeto piloto e vai beneficiar 25 famílias da área rural de Iguatu, que passaram inicialmente por uma seleção realizada pela “comissão municipal pela vida no semiárido” e os critérios são basicamente ser produtor e já possuir as cisternas de 16 e 52 mil litros de água.

Segundo o coordenador do Projeto Reuso no Elo Amigo, Francisco Braz, a iniciativa é importante para famílias que produzem em suas pequenas áreas ou nos próprios quintais. Destaca que o reuso consegue recuperar pouco mais de 50% de toda a água que iria para o esgoto. “Para quem vive no semiárido sabe que cada gota d’água poupada é bem vinda e as famílias beneficiadas inicialmente vão ter mais água para utilizar na produção. Imagine que a água que antes iria para o esgoto se somar a poluição de rios e lagos, agora serve para produzir mais vida”, destacou Braz.

Leia também: Bioágua leva Elo Amigo a intercambio no Rio Grande do Norte