Nos dias 03, 04 e 05 de abril aconteceu no Complexo de Proteção ao Adolescente (Antigo CSU) em Iguatu a Etapa Preparatória do Festival da Juventude, encontro que reunirá cerca de 1.200 jovens de todo o nordeste.

O evento em Iguatu contou com cerca de 80 jovens de Fortaleza e Zona Metropolitana, de Quixadá, Aracati, Quixelô, Iguatu, Jucás e Cariús. Dentro da programação ocorreu o seminário “Desenvolvimento Juvenil no Ceará” que contou com as presenças do Coordenador de Juventude da prefeitura de Fortaleza, Afonso Thiago de Sousa, do Conselheiro Nacional de Juventude pela Rede Sou de Atitude, Karlos Rikáryo e do Coordenador do Programa de Tecnologia da Informação do Instituto Elo Amigo e Conselheiro Municipal de Juventude, Marcos Alves.

O momento reforçou a importância da juventude está discutindo suas próprias políticas e que os municípios precisam investir em mais políticas reais de juventude. “As vezes os gestores de juventude acreditam que fazer um simples campeonato de futebol é uma política de juventude e nós sabemos que falta conhecimento sobre a temática juventude por parte desses gestores de juventude”, comentou Rikáryo. Outro ponto discutido foi o comportamento das diferentes juventudes e como alguns municípios podem fazer mais para os jovens. “Hoje a prefeitura de Fortaleza faz muitas atividades de juventude, mas nós sabemos que sempre é possível fazer mais e estamos lá escutando e dialogando com todos para melhorarmos cada vez mais nossas atividades”, ressaltou Afonso.

Durante a noite do dia 04 os jovens visitaram o sitio Baú/Iguatu, onde estava acontecendo mais uma edição do programa Estação Juventude da prefeitura de Iguatu onde os jovens viram os resultados das atividades que ocorreram durante todo o dia naquela localidade e também para fazer um intercambio de conhecimentos.

Essa etapa Preparatória do Festival da Juventude foi realizada com o apoio do Instituto Elo Amigo, pelo Conjunto Integrado de Projetos do Médio Jaguaribe (CIPMJ), pela Secretaria do Esporte e Juventude de Iguatu e pela Rede de Jovens do Nordeste.

O II Festival da Juventude Nordestina acontecerá de 30 de abril a 3 de maio, em Quixadá/Ceará com o tema "Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”. O II Festival é uma realização da Rede de Jovens do Nordeste em parceria com a Escola Quilombo dos Palmares - EQUIP e Prefeitura Municipal de Quixadá.