EQUIPAMENTOS

A Associação Comunitária dos Sítios Forquilha e Mandacaru, em Icó, realizaram nesta última sexta-feira, (21), um momento de celebração das conquistas recebidas, por ocasião do Projeto São José, onde foram contemplados com um galpão e vários equipamentos agrícolas, como trator, colhedeira, plantadeira, grade de arado e uma carreta basculante, através da parceria que conta com o financiamento do Banco Mundial e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, onde o Instituto Elo Amigo realiza a Assessoria Técnica Qualificada aos participantes deste Projeto na Associação.

Forquilha e Mandacaru, foram selecionadas para apresentar bons resultados junto ao Banco Mundial, financiador e parceiro do Projeto São José III, possibilitando apoio ao desenvolvimento produtivo rural de mais de 290 associações em todo o Estado do Ceará. Neste sentido, a associação, que está sendo assessorada tecnicamente pelo Instituto Elo Amigo, conseguiu licitar seus processos de construções e compras de equipamentos.

COMUNIDADE

José Ricardo é Técnico de Campo do Projeto São José III e relata que a Assessoria Técnica feita pelo Instituto Elo Amigo visa desenvolver a produção agropecuária e resgatar, em cada propriedade, o potencial produtivo. “Nós estamos fazendo, em parceria com agrônomos e veterinários, a identificação do ponto forte de produção da família, ou seja, ajudar a desenvolver o que ela melhor produz e assessorar para que os resultados sejam os melhores possíveis”, relata Ricardo.

A Presidente da Associação do Sítio Mandacaru, Fernanda Vicente de Sousa, disse que os equipamentos chagaram em boa hora e que serão beneficiados quase 80 famílias associadas e não associadas. “Serão 17 famílias associadas no Projeto e mais de 50 pessoas que não são associadas, mas que também poderão usar os equipamentos a baixo custo”, relata Fernanda.

Conforme o Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Elo Amigo, Marcos da Silva, para se obter um trabalho bem feito, é importante ir além do que se é predeterminado no Projeto. “Nós estamos assessorando, mas não nos restringimos apenas a isso e ajudamos com a parte de documentações, organizações e gestão para que o projeto possa alcançar maior êxito possível, tanto na Associação do Mandacaru, como em outras 15 Associações que estamos assessorando atualmente. Quem sabe, num futuro próximo, o Instituto Elo Amigo estará em outras comunidades e novas regiões através do Projeto São José”, finaliza Silva.

WhatsApp Image 2018 09 26 at 14.39.23

O morador do Sítio Conceição, Manuel Bonfim Silvestre, de 79 anos, faz parte da associação e está contente com os equipamentos, já que o trabalho braçal irá diminuir e os resultados serão obtidos com maior rapidez. “O que a gente demorava um mês pra fazer, com esse trator, colhedeira, plantadeira, a gente faz em um dia”, frisa Seu Manuel.

O Projeto São José III, visa apoiar o desenvolvimento rural no Estado do Ceará, possibilitando a melhoria de vida de agricultores e agricultoras familiares. Cerca de 320 mil reais foram investidos na construção do Galpão da Associação, Trator e equipamentos agrícolas. Atualmente o Instituto Elo Amigo tem prestado assessoria técnica em 16 Associações ligadas ao Projeto São José, em diversos municípios do Centro-Sul, Vale do Salgado e Cariri, tendo a Fetraece e a Rede Cearense de Ater como grandes parceiros nesta articulação.