O Instituto Elo Amigo (IEA) em parceria com a Street Football World Brasil, realizou no dia 28 de novembro de 2014, no auditório do SEBRAE, o Seminário Cartão Vermelho para a Violência Doméstica.
O seminário integra uma campanha nacional coordenada pela SFW com apoio do Fundo de Investimento Social Elas, e tem por objetivo promover uma série de debates e proposições, através de diversas instituições sociais de todo o Brasil, acerca deste tema tão importante para a sociedade brasileira.
Em Iguatu, o evento foi aberto oficialmente as 08:30h com a fala de acolhida do presidente do Elo Amigo, Marcos da Silva. Em seguida houve a apresentação de um monólogo teatral pela atriz Betânia Lopes, que apresentou uma personagem que sofria agressões físicas do companheiro.
Num terceiro momento foi composta uma mesa redonda mediada pela Acadêmica de Serviço Social Andressa Gregório. Os debatedores foram: Ederson Bernardo - Advogado do Centro de Referência da Mulher de Iguatu (CRMI); Luana Paula - Assistente social e Professora do IFCE; Grazy Souza – Militante e Representante da Marcha Mundial de Mulheres Núcleo Keila Queiroz (Iguatu); e Ricardo Quirino - Secretário de Saúde do município Dep. Irapuã Pinheiro.
De acordo com o advogado do CRMI, Ederson Bernardo, é muito difícil tratar desse assunto, pois as mulheres costumam procurar o centro de referência na última instância das ameaças. “É muito difícil combater essa situação, pois muitas delas só procuram quando o caso se torna irreversível, e aqui no CRMI procuramos trabalhar a violência em todos os graus, disse”. Além disso, ele falou que na cidade de Iguatu já existem vários equipamentos de proteção que buscam apoiar as mulheres vítimas de violência, citando a Associação das Mulheres Iguatuenses (AMI), a Delegacia da Mulher e o próprio CRMI. Já o Secretário de Saúde de Irapuã Pinheiro, Ricardo Quirino, enfermeiro de profissão, falou sobre os tipos de agressões e as motivações que levam a acontecer à violência.
Na plenária houve um amplo debate entre os componentes da mesa e os demais participantes. Questionamentos, dúvidas, relatos de casos verídicos de violência doméstica e a ampliação dos conhecimentos foram momentos marcantes da troca de conhecimentos e experiência entre todos. Essa é uma problemática difícil de trabalhar, mas é necessário ampliar o debate e envolver a sociedade como um todo para que tenhamos forças de combater esse mal que tem destruído vidas e causado enormes sofrimentos.
No encerramento foi transmitido o vídeo da jogadora de futebol Marta, que é madrinha da campanha no Brasil e as mulheres da marcha mundial de mulheres fizeram uma mística de encerramento. Vildilene Moura, cerimonial do seminário e integrante da equipe técnica do Instituto Elo Amigo, agradeceu a contribuição dos debatedores, a presença de todas as instituições e pessoas que participaram do seminário e encerrou com o convite para a noite cultura em comemoração aos treze anos do IEA que aconteceu na noite desta sexta feira e o cortejo de encerramento do Encontro Estadual de Comunicação do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido que aconteceu no sábado dia 29 de novembro.