No ultimo sábado, dia 28 de março, na sede da Câmara de Dirigentes Logistas de Iguatu - CDL, aconteceu a cerimônia de certificação do Projeto Raízes. A parceria entre FETRAECE, STR's da regiãoo e Instituto Elo Amigo resultou na formação de 26 produtores agrícolas.
No ultimo sábado, dia 28 de março, na sede da Câmara de Dirigentes Logistas de Iguatu - CDL, aconteceu a cerimônia de certificação do Projeto Raízes. A parceria entre FETRAECE, STR's da regiãoo e Instituto Elo Amigo resultou na formação de 26 produtores agrícolas.
Claudenê Lima, coordenador do Programa da Agroecologia Familiar do Instituto Elo Amigo, abriu os cumprimentos ao público presente demonstrando a alegria em realizar mais esta etapa, tão importante ao desenvolvimento da agricultura familiar da nossa região e do nordeste, que é a formação. Com mais conhecimentos, os produtores têm oportunidades de melhorar suas produções e consequentemente suas rendas. Claudenê ainda afirmou que, a certificação é rito que define o fim de um processo e o começo de outro, a partir de então, os produtores podem ter acesso ao crédito agrícola e ao acompanhamento técnico. Marcos Jacinto, coordenador executivo do Instituto Elo Amigo, relembrou que desde 2004 essa parceria existe, sendo essa a 5ª edição do projeto coletivo.
Sr Marciano, do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Iguatu, ressaltou a responsabilidade que o conhecimentos dá a cada um que os adquiri. E Edivânia Silva, representante da FETRAECE, colocou o obejtivo da organização desse projeto como impulsionador de uma agricultura mais justa e solidária. Francinilda Sobreira, representante do SEBRAE, também esteve presente demonstrando o interesse da instituição também no desenvolvimento empresarial do campo.
O Sr. Edival, representante dos produtores formados pediu aos companheiros que multiplicassem seus aprendizados e buscassem envolver família, vizinhos e amigos numa busca pela sustentabilidade de suas comunidades. Após a certificação individual de cada um dos 26 produtores e produtoras agroecológicas todos, educadores, coordenadores, parceiros e colaboradores comemoraram a conquista com um coquitel.
Enquanto comemoravacom seus companheiros, o Sr. Chico Pedro disse: "as organizações da nossa região deveriam entrar em mais parcerias como essa, para realizar esses tipos de projetos, pois são bons, seria importante de se as organizações procurassem o Instituto Elo Amigos, os Sindicatos e outros para trabalhar a formação e concientização das pessoas para que vivam e cultivem alimentos e pequenos animais sem destruir a natureza.
Segundo José Lenício, técnico agroecológico do Elo Amigo, 54% dos produtores estarão inserindo-se nas diversas cadeias produtivas da agroecologia familiar. Os diagnósticos das unidades já foram realizados entre os dias 26 e 30 de março. A próxima etapa é a análise dos diagnósticos e a elaboração dos projetos para concessão de crédito.