Duas regiões do Estado do Ceará fazem parte do roteiro de atividades do projeto Juventudes em Ação, do Instituto Elo Amigo (parceria com IICA, FIDA, Projeto Paulo Freire e SDA), Centro Sul e Cariri Oeste. Destas, 5 municípios estão sendo contemplados com apoio estratégico e investimentos da iniciativa social que visa o fortalecimento do protagonismo juvenil da zona rural.

 

Encerrando a fase de encontros municipais do projeto, a equipe do Elo Amigo visitou os municípios de Assaré, Antonina do Norte e Tarrafas, todos na região do Cariri Oeste, onde lá estiveram reunidos com os grupos de jovens que desenvolvem ações sociais em suas comunidades rurais. Assim, houve um momento de intercâmbio de ideias e expectativas para a concretização das metas estabelecidas pelos jovens que já fazem a diferença no meio rural, com propostas de valorização e crescimento do lugar onde vivem.

Dentre os grupos que estiveram presentes nos encontros:

assare antonina

O grupo “Juventude Fazendo a Diferença” de Antonina do Norte trabalha com ações festivas. Promovem Dia das Crianças, Dias das Mães, realizam apresentações de teatro, dança, entre outras expressões artísticas.

Em Assaré o grupo “Conectados à Tecnologia” vêm se organizando para dar suporte aos jovens e moradores da comunidade na questão de acesso à internet (documentação). No mesmo município, o grupo “Jovens em Ação na Comunidade” promove uma feira comunitária com venda de doce e artesanato. Dentro do Juventudes em Ação pretendem implantar uma Horta da Juventude para comercialização dos produtos na feira.

Na cidade de Tarrafas o grupo “El Shaday” usa o teatro e a dança para levar alegria a crianças e jovens da comunidade de Cajazeiras do Sampaio em eventos de igrejas e instituições diversas. A ideia do grupo é ampliar a estrutura das apresentações que se tornam tradicionais em momentos festivos da localidade.

encontro tarrafas grupos

Já o grupo Cajazeiras SMP é formado por garotos que montaram um time de futebol e viram na oportunidade do projeto, uma alternativa para unir o amor pelo esporte com o olhar social para o local onde vivem. O grupo pretende realizar um jogo beneficente para ajudar os moradores.

encontro tarrafas grupos2