Na manhã desta quarta-feira, 23 de maio, a comunidade de Várzea de Fora, no município de Iguatu recebeu uma comitiva do Instituto Elo Amigo e da Prefeitura Municipal para a realização das primeiras escavações das cisternas, que integram o processo da construção de tecnologias de convivência com o semiárido para a produção de alimentos, no âmbito do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, ação da Rede ASA.

Estiveram presentes no momento, famílias selecionadas para o P1+2 que estão passando pelo processo de capacitação para receber, em breve, as tecnologias sociais, lideranças comunitárias, representantes da Comissão Municipal de Convivência com o Semiárido, Christian Arruda – Articulador Institucional do Elo Amigo, Marcos Jacinto – Coordenador Executivo, Marcos da Silva – Presidente, além dos profissionais envolvidos na execução do P1+2. Representando a Prefeitura Municipal estiveram presentes, parte da equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária – SEAP, inclusive o Secretário da pasta, Hildernando Barreto, o Vereador Vicente Reinaldo, o Secretário Executivo Raimundo Eunébio e o Vice-Prefeito Dr. Marcos Sobreira.

Na oportunidade os beneficiários do P1+2 puderam destacar a satisfação em participar deste programa, a importância do mesmo na comunidade, principalmente devido aos últimos anos de seca enfrentadas. Marcos Jacinto ressaltou a relevância do trabalho e das parcerias firmadas, sendo reforçado pelo Secretário Hildernando e o Vereador Vicente Reinaldo. Por fim o Vice-Prefeito, Marcos Sobreira, fez menção de reconhecimento pela empreitada articulada pelo Instituto Elo Amigo, na conquista e execução deste projeto e frisou que a gestão municipal tem trabalhado parcerias com o Elo Amigo e diversas outras organizações como Senac, Sebrae dentre outras que venham para contribuir com o município. No tocante a parceria firmada com o Elo Amigo, o Vice Prefeito ressaltou a disposição da gestão municipal – Iguatu de um Novo Tempo – em estar junto com programas de tamanha relevância para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Iguatu.

Em seguida o Presidente do Elo Amigo, Marcos da Silva, falou sobre parcerias e oportunidades destacando a importância tanto da Rede ASA, articulação a qual projetos como estes são articulados, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS enquanto financiadores, como da parceria local com a Prefeitura Municipal, em nome do Prefeito Ednaldo Lavor e do Vice-Prefeito Marcos Sobreira.

Em seguida todos os presentes deslocaram-se para o terreno do Sr. Nilin, um dos beneficiários do P1+2, onde foram feitos alguns esclarecimentos sobre a construção das tecnologias soais e foi iniciada escavação da primeira cisterna, sendo celebrado por todos os presentes.

II Expoaf e parceria que se consolida

Na oportunidade o Vice Prefeito de Iguatu, Marcos Sobreira, e a equipe do Elo Amigo trataram da II Exposição da Agricultura Familiar do Centro Sul e Vale do Salgado – EXPOAF, reafirmando a parceria entre ambos no evento, tendo o gestor municipal assumido o compromisso de contrapartidas da infraestrutura de palco, som e iluminação para a EXPOAF, que acontecerá dias 22 e 23 de junho no Parque de Exposições do Rotary Clube de Iguatu.

Reprodução Prefeitura Municipal de Iguatu/CE