No dia 21 de março de 2006, a Rede de Jovens do Nordeste – Ceará (RJCE), apresentou na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o projeto de Lei de Iniciativa Compartilhada, indicando ao Governador do Estado, Lúcio Alcântara, a criação do Conselho Estadual de Juventude. Uma comissão da RJCE foi recebida em plenário pelo Presidente da Casa, Deputado Marcos Cals, juntamente com uma comissão de parlamentaresNo dia 21 de março de 2006, a Rede de Jovens do Nordeste – Ceará (RJCE), apresentou na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o projeto de Lei de Iniciativa Compartilhada, indicando ao Governador do Estado, Lúcio Alcântara, a criação do Conselho Estadual de Juventude. Uma comissão da RJCE foi recebida em plenário pelo Presidente da Casa, Deputado Marcos Cals, e uma comissão de parlamentares, Artur Bruno, Chico Lopes, Íris Tavares, Nelson Martins, Rachel Marques, Tânia Gurgel, Teo Menezes.

O projeto foi elaborado em janeiro num seminário com diversas organizações juvenis, sendo sub-escrito por diversas entidades da sociedade civil, entre elas: IJC – Instituto de Juventude Contemporânea, Instituto da Cidade, IRT – Instituto de Revitalização para o Trabalho, Comunicação e Cultura, CDVHS – Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa, Cearah Periferia, Instituto Elo Amigo, União Municipal dos Estudante Secundarias de Iguatu, Instituto de Cultural e Econômico de Quixelô, Associação de Solidariedade dos Meninos e Meninas de Fortaleza, Fundação Marcos de Bruin, GACC – Grupo de Apoio as Comunidades Carentes. Outra entidades interessadas em assinar o projeto, devem entrar em contato com a RJCE.

Para ampliar a participação da juventude cearense nas discussões sobre o conselho, foi elaborada uma carta de apoio a ser assinada por todas as organizações que apoiam a criação deste espaço tão importante para as políticas de juventude. A carta será apresentada na audiência publica sobre a proposta apresentada na Assembléia Legislativa ainda com data indefinida.

Rede de Jovens do Nordeste

A Rede de Jovens do Nordeste, que é uma articulação de movimentos, entidades, pastorais, grupos juvenis, instituições e movimentos que atuam na conquista de políticas publicas de/para/com a juventude, tem papel preponderante na elaboração deste projeto que visa criar o Conselho Estadual da Juventude. A rede está organizada em 9 estados do nordeste com escritório regional em Recife-PE, e é composta por cerca de 300 organizações em todo o nordeste.

Acesse o projeto de lei e a carta de apoio sobre o Conselho Estadual de juventude no site: www.ijc.org.br

Maiores Informações:

Davi Barros – IJC – 3268.3715 / 3247.7089 / 9615.7689
Ivina Sousa – UJS – 3283.5329 ou 9444.0939
Thyago Porto – MNMMR – 3247.2780 / 8701.9131