Nos dias 29 e 30 de abril foram realizados os últimos módulos dos cursos de Formação Política e Formação de Jovens Comunicadores promovido pelo Elo Amigo. Em cada curso participaram cerca de 25 jovens que são integrantes dos Fóruns Municipais de Juventude da microrregião do Médio Jaguaribe, composta pelas cidades de Iguatu, Jucás, Acopiara, Quixelô e Orós.Nos dias 29 e 30 de abril foram realizados os últimos módulos dos cursos de Formação Política e Formação de Jovens Comunicadores promovido pelo Elo Amigo. Em cada curso participaram cerca de 25 jovens que são integrantes dos Fóruns Municipais de Juventude da microrregião do Médio Jaguaribe, composta pelas cidades de Iguatu, Jucás, Acopiara, Quixelô e Orós.

As duas formações tinham como proposta fazer com que em cada município um grupo de jovens possam atuar como articuladores municipais dos fóruns utilizando ferramentas de gestão, comunicação e mobilização social. A partir disso, a perspectiva é de que os fóruns sejam consolidados de forma a reunir e articular as ações dos movimentos e organizações juvenis da região.

O último módulo da Formação Política abordadou os temas “Comunicação e Mobilização Social” e “Elaboração de projetos” e foram ministrados por Renata Soares, assessora de comunicação do Cedeca-CE e Geovânia David, coordenadora pedagógica do Instituto Elo Amigo. Ao longo dos cinco módulos da formação foram realizadas oficinas sobre “Políticas Públicas”, “Estado Brasileiro” e “Ferramentas de Gestão”. Cíntia Nascimento (coordenadora da Rede de Jovens do Nordeste e conselheira nacional de juventude), Camila Brandão (Instituto de Juventude Contemporânea), Talita Maciel (Cedeca), Andréa Fernandes, Fernanda Velame (educadoras da Rede Sou de Atitude) e Loran Santos (jovem comunicador da Rede Sou de Atitude) foram alguns dos(as) facilitadores(as).

Já na formação de jovens comunicadores, a última oficina trabalhou o tema Ética no Jornalismo. Também foi feito um exercício pratico para a produção de um jornal comunitário. As oficinas de comunicação foram ministradas por alunos do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará, numa parceria com o PARC - UFC (Programa de Assessoria Técnica e Sociocultural às Rádios Comunitárias do Ceará).

Segundo Wanessa Kelly, do Fórum de Juventude de Iguatu, a formação tem contribuído na conscientização dos jovens, enquanto cidadãos conhecedores de seus direitos de participação. “Esse reconhecimento de que somos protagonistas dentro da sociedade tem facilitado nossa participação, tanto como indivíduo quanto como membro de entidade juvenil. A formação é também importante para que os fóruns se fortaleçam e aperfeiçoem seus conhecimentos acerca do tema participação política”, completou Wanessa.

Ambos os cursos tiveram início em novembro de 2006. O Instituto Elo Amigo está planejando realizar módulos de acompanhamento nos próximos meses.