Nos dias 11 e 12 de abril, o Instituto Elo Amigo (IEA) se reuniu em Iguatu – CE, com as comissões municipais de Jucás, Acopiara, Quixelô e Cedro. Esses municípios foram beneficiados com o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

 

A reunião com essas comissões tem um papel muito importante no  planejamento e desenvolvimento do programa. As comissões juntamente com  o IEA tem o papel de mobilizar as famílias e selecionar as comunidades que serão beneficiadas com as tecnologias do P1+2, alem de  fiscalizar os recursos destinados para a realização do Programa e acompanhar juntamente com a equipe técnica do IEA, as construções  das tecnologias adotadas.

 

No encontro, as comissões conheceram as tecnologias que serão executadas, as metas do novo Termo de Parceria (TP) e as idéias de convivência com o Semiárido adotadas pela ASA.

 

Neste novo termo de parceria com o P1+2, o Instituto Elo Amigo (IEA), vai executar sete tecnologias de armazenamento de água da chuva: Cisterna Calçadão de 52 mil litros, Cisterna de Enxurrada de 52 mil litros, Barraginha, Barreiro Trincheira, Bomba de’ Água popular (BAP), Barragem Subterrânea e Tanque de Pedra, totalizando 247 tecnologias que serão distribuídas em quatro regiões. 

 

O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.