Foi realizado nos dias 10 e 11 de Setembro duas capacitações de Gestão de Recursos Hídricos (GRH) em duas comunidades da zona rural de Jucás, Oitis e Poço Grande. Essas capacitações foram executadas pelo Instituto Elo Amigo de Iguatu, em parceria com a Articulação do Semi- Árido Brasileiro (ASA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) no Programa “ Um milhão de Cisternas” (P1MC) do Governo Federal. (Cisternas de Placas)
Na região de Oitis, há 15 km de Jucás, a capacitação foi lesionada pelo instrutor José Marconi Dias, e acompanhada pelo animador de campo, Ivanildo Rodrigues. Ao todo, foram 25 famílias que participaram desse momento de aprendizado e troca de experiências com outras pessoas das localidades próximas. Participaram 7 pessoas da referida região, 7 de Salvador, 2 de Patos, 2 de Caiçaras, 2 de Rodeador, 1 de Angical, 2 de Cantinho e 2 de Volta.
O evento teve início às 8: 30 da manhã e começou com uma oração da água, em seguida houve a apresentação dos presentes. Cada participante recebeu um material contendo caneta, borrão, texto sobre a cisterna rural, texto contendo músicas e oração da água.
O treinamento foi até às 16:30 na sexta-feira, e até meio dia do sábado. Durante a programação do dia, teve café da manhã, almoço, lanche para os participantes, dinâmicas, trabalhos em grupos para aproximar mais as pessoas, apresentação de documentários sobre a agricultura e a vida de quem vive no campo. Além do diagnóstico feito pelo professor para analisar de como anda a região.
De acordo com o instrutor Marconi, a disciplina de GRH é muito importante, pois é um requisito obrigatório para ser beneficiário do programa de cisterna. “Para ser um beneficiário, a pessoa tem que saber de como se deve tratar a água para o consumo, como utilizar essa água de forma correta, entre outras coisas, disse.”
Poço Grande
Nessa comunidade, há uns 25 km de Jucás, a capacitação foi ministrada por Francisco Ernaldo de Carvalho, e acompanhado pelo animador de campo Valdemiro Lima. 42 famílias participaram do evento. O horário de início e término foi o mesmo que o da comunidade de Oitis.