Durante os dias 22, 23 e 24 de julho, agricultores e agricultoras da comunidade João Bento, em Acopiara, participaram de uma importante capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA) para a produção de alimentos. Essa capacitação, voltada para os beneficiários das tecnologias do P1+2, foi realizada pelo Instituto Elo Amigo, que está executando a construção das tecnologias de armazenamento de água na região.

A capacitação de SISMA é uma iniciativa valiosa e significativa, pois integra e enriquece os conhecimentos de cada agricultor e agricultora com novos aprendizados, oriundos de um processo de mobilização e formação para a Convivência no Semiárido.

Veja o resumo dos 3 dias da capacitação seguido de registros fotográficos:

1º DIA

O primeiro dia da oficina inicia com uma mística, onde os participantes se reúnem em um círculo com produtos regionais e elementos naturais (terra, água, fogo e ar), expressando seus sentimentos e relações com esses elementos, seguida de uma dinâmica de apresentação pessoal. Em seguida, são estabelecidos acordos de convivência, onde expectativas são levantadas e conhecimentos prévios sobre a dinâmica da ASA são sondados. O objetivo da oficina é apresentado, enfatizando a importância da gestão dos recursos hídricos para a agricultura familiar sustentável e tecnologias de convivência com o semiárido.

Há uma discussão dialogada sobre a ASA, P1+2, Elo Amigo e SSIP (Sistema Simplificado de Irrigação por Gotejamento), seguida por uma chuva de ideias sobre tecnologias de captação de água conhecidas pelo grupo. Os participantes, em trabalho de grupo, constroem um mapa dos subsistemas existentes e novos projetos a serem implementados. Após o almoço, dinâmicas de aquecimento e reflexões sobre os subsistemas são feitas, discutindo sistemas de irrigação conhecidos, seus materiais e custos. Um vídeo sobre agricultura familiar é exibido e discutido.

SISMA DIA 1   SISMA DIA 1.2   SISMA DIA 1.3  SISMA DIA 1.1  

 

2º DIA

O segundo dia começa com uma mística e segue com a prática de montagem de um sistema simplificado de irrigação. Após o intervalo, um vídeo sobre uso adequado da água é exibido e discutido. No período da tarde, dinâmicas de aquecimento são feitas, seguidas pela socialização dos aprendizados, apresentação de projeto produtivo e cuidados com a tecnologia social.

SISMA DIA 2   SISMA DIA 2.1   SISMA DIA 2.2   SISMA DIA 2.4   

 

3º DIA

O terceiro dia inicia com uma mística e a continuação da discussão sobre os projetos. Após um intervalo, um vídeo sobre experiência de produção agroecológica é apresentado, seguido por uma reflexão e discussão sobre as lições aprendidas. Os participantes escrevem sobre novos conhecimentos adquiridos e suas expectativas de mudanças na comunidade. O dia encerra com uma avaliação e confraternização, aproveitando as riquezas culturais de cada comunidade.

SISMA DIA 3.3   SISMA DIA 3.2   SISMA DIA 3