Membros da Secretaria Nacional de Juventude
O Conselho Nacional de Juventude, criado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro passado, será instalado na próxima terça-feira (02/08), às 15h30. A solenidade, no salão oeste do Palácio do Planalto, será presidida pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. O Conselho, que faz parte da Secretaria-Geral, integra a estrutura da Secretaria Nacional de Juventude e é composto por 40 representantes da sociedade civil e 20 dos poderes públicos.

No dia seguinte à posse, quarta-feira, o conselho fará sua primeira reunião, destinada a apresentar os principais pontos da Política Nacional de Juventude e um balanço dos programas federais que focalizam a juventude. Também será discutida a participação dos jovens nas campanhas do desarmamento e do referendo popular sobre a proibição da venda armas, além da elaboração de um calendário de atividades e ações a serem desenvolvidas até o final do ano. O presidente falou que a SNJ nasce da juventude para a juventude

A missão do Conselho é assessorar a Secretaria Nacional de Juventude na formulação de diretrizes da ação governamental; promover estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica juvenil; avaliar a Política Nacional de Juventude e assegurar que ela seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.

Na opinião do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, a criação e instalação do "primeiro Conselho Nacional de Juventude da nossa história republicana coloca o Brasil em sintonia com países da América Latina e da Europa, que desenvolvem experiências semelhantes com bastante êxito e que sempre cobram uma participação brasileira mais efetiva nos fóruns internacionais".

Cury anunciou como uma das tarefas imediatas do Conselho um trabalho intenso de estímulo à criação de conselhos semelhantes em nível estadual e municipal, além de fortalecimento das estruturas existentes. "Nosso objetivo é transformar a política de juventude numa verdadeira política de Estado, um verdadeiro pacto por mais direitos para a juventude", disse.

Estão representados no conselho todos ministérios e secretarias nacionais que desenvolvem programas voltados para a juventude; a Frente Parlamentar de Política para Juventude, da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude e associações de prefeitos.

A representação da sociedade civil, por sua vez, reflete a diversidade de segmentos sociais, como os movimentos juvenis, rede de jovens ambientalistas, trabalhadores rurais e urbanos, negros, indígenas, quilombolas, mulheres, indígenas, estudantes, empreendedores, organizações não-governamentais e culturais, a Unesco, especialistas e personalidades.

click aqui e veja a lista completa com os nomes dos Membros do Conselho Nacional de Juventude