Na tarde do último dia 24, o Fundo de Apoio a Projeto de Jovens realizou o lançamento do II Edital de Apoio a Juventude. O momento que estava inserido na programação do I Encontro da Juventude Ativista contou com a presença dos grupos apoiados no primeiro edital.
Na tarde do último dia 24, o Fundo de Apoio a Projeto de Jovens realizou o lançamento do II Edital de Apoio a Juventude. O momento que estava inserido na programação do I Encontro da Juventude Ativista contou com a presença dos grupos apoiados no primeiro edital. Mais de 80 jovens prestigiaram o I Ato do Espetáculo "CINCO", da CIA Foco, um dos projetos apoiados no I Edital do FAPJ, além de uma esquete do grupo Ortaet, apoiado através do Projeto teatro em quadrinhos.
A Noite Cultural do I Encontro da Juventude Ativista, aconteceu na Praça da Matriz, contando com as apresentações dos grupos Manos Hip Hop [Iguatu], Passo Mágico [Quixelô], Semeando Cultura e Arte [Orós] e Os Boys [Iguatu], aglomerando mais de 150 pessoas, principalmente jovens, que após as apresentações curtiram ainda a tênda eletrônica até as 22h.
Os jovens de fora da cidade de Iguatu dormiram em alojamento no ABC Padrão, favorecendo a integração maior entre os jovens e grupos. "Eu realmente não conhecia que o Fundo apoiava grupos tão diversos e que desenvolvem trabalhos tão bons", comentou Henrique Lima, coordenador do grupo Passo Mágico."Nós temos que fazer mais momentos como esse, a praça pública deve ser um lugar de mobilização social, principalmente mobilização juvenil, tenho certeza que parte do nosso papel estamos cumprindo, nós estamos mechendo com a galera", ressaltou Idevan Martins, um dos jovens gestores do FAPJ.
Na manhã do dia 25, no pátio do Sebrae, os jovens apoiados avaliaram o processo do I Edital de Apoio a Projetos de Jovens, sobre os pontos: seleção, repasse de recursos, desenvolvimento dos projetos, acompanhamento e apoio da equipe. Interessante como essa avaliação se deu de maneira tranquila e respeitosa, sendo levantados pontos negativos e positivos, sabendo que a avaliação é sempre um tranpular para um ato melhor.
"A gente sabe que equipe que faz a gentão do Fundo e nos acompnha é totalmente voluntária. É muito interessante ver como fazem o possível e se dividem para dar de conta de todas as tarefas. É nosso papel, enquanto grupos apoiados não ficar esperando somente que eles nos procurem, devemos também chegar junto e apoiá-los", avaliou Raule, coodenador do Projeto Arte Vida, da Associação dos Surdos de Iguatu."Esse nosso encontro foi bastante positivo para nós de Orós, apesar das dificuldades de distância valeu a pena estar aqui trocando experiências com os grupos de outras cidades. É muito bom saber que não estamos sozinhos, que outros jovens fazem coisas semelhantes. É importante que a gente mantenha contato e esteja trocando informações, sempre que houver oportunidades em Orós convidaremos os grupos para irem se apresentar", declara Fábio Holanda, coreográfo do Semeando Cultura e Arte, de Orós.
Se você participa de um grupo de jovens e deseja realizar algo que transforme o seu entorno, seja nas áreas ambiental, cultural, econômica, política ou social você deve observar o II Edital de Apoio a Projetos de Jovens e elaborar sua proposta através do roteiro de projeto do FAPJ. Clique no link: http://www.cipmj.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=123&Itemid=1 - vá até o final da notícia e baixo os arquivos.