Na manhã do dia, 05/07, no sítio Cabeça de Negro em Orós, aconteceu a capacitação em agroecologia para as familias que estão participando do projeto Reúso de Águas Cinzas realizado pelo Instituto Elo Amigo e financiado pela Fundação Banco do Brasil.

A formação marca o fim da construção que garantiu uma unidade de reúso para cada uma das 30 famílias residentes na área rural do município de Orós.

Segundo o coordenador do projeto Reúso de Águas, Claudenê Lima, as 30 famílias receberam sua unidade de reúso e as formações que orientam como usar bem a água capitada em sua produção/quintal produtivo. “A sequência da formação na cidade de Orós será o acompanhamento técnico das familias por três meses”, ressalta Lima.

Formação em agroecologia marca fim das construções do Reúso de águas em Orós
Claudenê conversando com as famílias sobre os novos passos do Reúso em Orós [FOTO: Rikáryo Mourão]

Para o senhor Joaquim José da Silva (Quinco), o reúso chegou na sua propriedade para fazer a diferença. “Agora eu tenho água para melhorar minha produção. Já tenho duas cisternas que garantem água para beber da minha família e meus animais e com essa nova água vou poder plantar mais e vender mais”, disse Quinco.