Documentar histórias de vida de jovens brasileiros. Essa é a premissa básica do Movimento Um Milhão de Histórias. Criado no início em julho 2006, fruto da iniciativa da Aracati e do Museu da Pessoa com o apoio da Fundação Kellogg, o movimento visa a valorização da juventude como sujeito na construção da história do país e do debate sobre políticas públicas
Documentar histórias de vida de jovens brasileiros. Essa é a premissa básica do Movimento Um Milhão de Histórias. Criado no início em julho 2006, fruto da iniciativa da Aracati e do Museu da Pessoa com o apoio da Fundação Kellogg, o movimento visa a valorização da juventude como sujeito na construção da história do país e do debate sobre políticas públicas. A primeira etapa do movimento foi a realização de um encontro preparatório no mês de julho, em Recife (PE), que reuniu as entidades co-produtoras das ações em cada região do país
O grupo é composto pelo Canto Jovem (RN), Cipó (BA), Cria (BA), Etapas (PE), Galeria ZooN de Fotografia (RN), Instituto Elo Amigo (CE), Instituto Juventude Contemporânea (CE), Formação (MA), Projeto Geração (SE), SERTA Serviço de Tecnologia Alternativa (PE), Pastoral da Juventude e Associação Imagem Comunitária (MG).
A primeira formação dos agentes da história foi realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro, em Fortaleza (CE). Na capacitação foi repassada a metodologia de coleta de histórias e foram trabalhadas técnicas de fotografia, gravação e edição de áudio além do sistema virtual IRedes, onde as histórias ficarão armazenadas e poderão ser acessadas. A primeira etapa do Movimento será desenvolvida até maio de 2007, quando deverão ser coletadas cerca de 4 mil histórias.
Do Ceará, participaram integrantes Conjunto Integrados de Projetos da Microrregião do Médio Jaguaribe (MMJ), articulação em prol do desenvolvimento local na MMJ, o Instituto Elo Amigo, o Instituto Cultural e Econômico de Quixelô (Icequi) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Acopiara. A idéia é que o movimento se espalhe e que o acervo de histórias de vida de jovens seja ampliado através de novas parcerias.
Saiba mais
Home Page do Movimento – http://www.ummilhaodehistorias.org.br/
Página do iredes – http://iredes.rits.org.br/iredes/
{moscomment}