Nos dias 19 e 20 de agosto de 2022, o Instituto Elo Amigo em parceira com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura-IICA e outras organizações sem fins lucrativos, realizaram o Encontro Estadual da Rede de Jovens Comunicadores(as) do Semiárido Cearense, no qual 60 jovens que já produzem material de comunicação em suas comunidades rurais distribuídas em 3 regiões do Estado do Ceará (Cariri Oeste, Sertão dos Inhamuns/Crateús, Sobral I e Sobral II).
O momento, realizado em Tauá, teve como objetivos promover o reencontro e a reintegração dos jovens oriundos da rede, bem como gerar o debate sobre juventudes, comunicação e planejar as próximas etapas de intervenção do Projeto @Juventudes.
Logo nas primeiras horas do evento, um grupo de indígenas da Aldeia Fidelis, de Quiterianópolis/CE trouxe o ‘toré’ – dança/ritual realizado por diversos povos indígenas que consagra o grupo étnico.
Na tarde da sexta-feira, foi promovido um debate sobre juventudes e comunicação com o tema “Juventudes e Comunicação - Caminhos para a defesa da democracia e de direitos”. Os jovens puderam expor suas vivências e dialogar sobre os desafios atuais para as populações vulneráveis. Os debatedores explanaram sobre: juventudes como agentes de transformação; a importância da identidade das juventudes como instrumento de empoderamento; a capacidade de mobilização social que está presente na atuação das juventudes; criticidade e autonomia como elementos à construção dos caminhos pautados pelas juventudes; o papel das políticas públicas no apoio e suporte as ações e projetos das juventudes; a comunicação como instrumento de defesa da democracia e de gerar visibilidade as práticas das juventudes.
Os 4 núcleos territoriais da Rede - Cariri Oeste, Sertão dos Inhamuns/Crateús, Sobral I e Sobral II - dialogaram sobre suas experiências em comunicação comunitária, sobre seus aprendizados através do Projeto Paulo Freire e suas perspectivas na rede. Então, propuseram a produção de alguns tipos de conteúdo de comunicação, dentre eles: podcast, vlog, vídeo doc e fotografia. Tais produtos serão acompanhados e facilitados pelo Instituto Elo Amigo através de oficinas e capacitações dentro do projeto @Juventudes.
No segundo e último dia do encontro, houve a apresentação do filme produzido pelo grupo Curta Metragem Nordestina, da cidade de Acopiara/CE, que abordou o abuso sexual de crianças e adolescentes. Enredo, direção, produção, e edição, tudo realizado pelos jovens do próprio grupo da comunidade de Lagoinha. Em seguida os jovens organizados em cada núcleo territorial realizaram o planejamento da etapa de capacitação, identificando linguagens, temas, períodos e locais de realização das oficinas.
O encontro contou com representantes dos municípios de Assaré, Nova Olinda, Santana do Cariri, Crateús, Ipu, Ipueiras, Massapë, Parambu, Quiterianópolis, Reriutaba, dentre muitas outras cidades cearenses. Os jovens seguiram aos seus destinos de origem com as expectativas das próximas etapas da iniciativa social que deve envolver 120 jovens nas oficinas de formação que deverão ser realizadas no mês de setembro.
Galeria de fotos no link: https://www.facebook.com/eloamigo