Ilustração:Karlos RikáryoNos dias 4, 5 e 6 de setembro, será realizado em Iguatu o II Encontro de Comunidade de Aprendizagem do Médio Jaguaribe. O evento vai reunir vários projetos sociais e de desenvolvimento sustentável do Ceará e de outros estados com o objetivo de integrar e acumular conhecimentos e experiências

Ilustração:Karlos Rikáryo
As expêriencias vão de encontro com o tema do evento 'Unidos pelo desenvolvimento'
Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, será realizado em Iguatu o II Encontro de Comunidade de Aprendizagem do Médio Jaguaribe. O evento vai reunir vários projetos sociais e de desenvolvimento sustentável do Ceará e de outros estados com o objetivo de integrar e acumular conhecimentos e experiências na área. Serão realizadas mesas temáticas, intercâmbios e oficinas em cinco municípios da Microrregião do Médio Jaguaribe: Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô. As atividades do encontro serão divididas em cinco dimensões: ambiental, cultural, econômica, política e social.

O Encontro é uma mais etapa de um intenso processo de articulação e mobilização que o Instituto Elo Amigo vem desenvolvendo há aproximadamente dois anos na região, juntamente com outras organizações locais. O intuito é construir uma proposta coletiva e unificada de desenvolvimento humano e sustentável para o Médio Jaguaribe. Aproximadamente 40 entidades de diversos segmentos sociais e governamentais vem participando deste processo denominado Conjunto Integrado de Projetos - CIP.

A segunda edição da Comunidade de Aprendizagem, que terá como tema central “Unidos pelo desenvolvimento”, contará com a presença de seis outras CIPs apoiadas pela Fundação Kellogg nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Piauí, Paraíba e Maranhão. Também serão apresentadas diversas experiências sociais locais e de outras partes do país, entre elas o Museu da Pessoa, de São Paulo, que atua no resgate e preservação de histórias reais de pessoas através de projetos como o “Movimento Um Milhão de Historias de Jovens”, a Rede Sou de Atitude e o Juventudes e Ação Política-JAP, experiências da Bahia que desenvolvem projetos com foco na participação política juvenil. A nível local, o evento contará ainda com as presenças da Fundação Casa Grande, Banco Palmas, Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará - FAJECE e do CEDECA/Rede OPA. Uma palestra sobre Desenvolvimento Humano Local e Integrado, com o consultor Arturo Jordan, encerrará o encontro.