No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Elo Amigo realizou palestra sobre a temática. O evento aconteceu na tarde de ontem (05 de junho, data de comemoração), na Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, em Iguatu, no Ceará. Uma turma de estudantes do Curso de Eletrotécnica participou do momento.

As questões, o que è Meio Ambiente; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Meio Ambiente e Reciclagem; Meio ambiente e Sociologia e Desmatamento e Poluição do Ar foram os assuntos discutidos.

Um dos coordenadores de projetos do Instituto Elo Amigo, Francisco Braz, começou a palestra contextualizando a data. “O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo (Suécia)”, disse, ressaltando que nesse ano de 2014, o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema  “Aumente sua voz, não o nível do mar”. A definição de Meio Ambiente também foi prioridade na palestra. “Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos”.

A importância da sustentabilidade do meio ambiente; a reciclagem como um processo de elevada relevância para a preservação do meio ambiente; a necessidade de contribuir com ações de preservação e conservação da natureza, entre outros assuntos foram apontados pelo técnico. “É possível diminuir a poluição do ar, da água e do solo, que poderá ser feito, inclusive com a reciclagem. E, O grande desafio é conseguir educar os cidadãos para que compreendam que cada esforço, por menor que seja, tem um impacto positivo no meio ambiente”, concluiu.

Diante do exposto, os estudantes expressaram o desejo de poder contribuir com as ações em defesa da vida.  Para Laurício Santos, 15 anos, a palestra é importante para ampliar os conhecimentos e incentivar a esta prática. Já Rafaela Vieira, acredita que por meio de palestra é possível conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o cuidado que se deve ter com o meio ambiente. “A gente aprende que é preciso preservar para garantir”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora da escola, Márcia Lima de Souza, a palestra é de grande importância na educação dos jovens, “à medida que traz informação e sensibiliza os alunos quanto ao seu papel frente aos problemas ambientais e contribui para melhoria de sua postura”. 

No final da palestra, Braz deu algumas dicas de como contribuir com o meio ambiente.
“Existem muitas ações que podem ser feitas, entre elas, não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos, o não uso de agrotóxicos, entre outras”.