O Instituto Elo Amigo finalizou nessa semana, a entrega dos materiais para construção das 2 primeiras cisternas de placa no Estado do Ceará com recursos oriundos de doações da campanha #TenhoSede, uma realização da ASA – Articulação do Semiárido Brasileiro. A obra já foi iniciada nessa quarta-feira (11/05) na comunidade de Tabuleiro, zona rural, a 39km da sede de Orós/CE.
A região de Brejinho, pertencente ao distrito de Palestina, apesar de ficar situada às margens do Açude Orós, é uma localidade com dezenas de pessoas que necessitam de uma segurança hídrica permanente com água de boa qualidade para consumo humano.
Uma das beneficiadas com a cisterna, a Sra. Damiana Josino da Silva - aposentada, 65 anos, reside em Tabuleiro há mais de 30 anos, e sempre esperou por esta tecnologia de armazenamento de água para ajudá-la na luta diária e cuidados com seus dois netos que dividem o espaço com a mesma numa casa simples, de taipa, sem muitos recursos tecnológicos. “Tem muito tempo que eu espero, aí Deus abençoou que vocês lembraram de mim. Tô muito feliz...porque a água da cisterna é muito boa, é limpa, é que Jesus manda”, disse Damiana emocionada e atenta ao trabalho de construção do equipamento.
O Sr. Valdeci Josino da Silva, tem 50 anos e mora sozinho. Além de lutar na justiça por um benefício assistencial, ele reconhece que “a cisterna é de muita importância, veio numa boa hora”. O beneficiário da mesma comunidade complementa, “Meu projeto era fazer uma cisterna pra mim. É água de qualidade pra gente consumir no dia-a-dia, beber, cozinhar. Nós ficamos 3-4 anos cavando cacimbas pra abastecimento dos brutos (animais) e nós seres humanos pra lavar, cozinhar, tomar banho... vai amenizar bastante nosso sofrimento d’água aqui, se Deus quiser vou ter água favorável na ‘boca da porta’ pro meu consumo, de qualidade”.
O Elo Amigo, como entidade executora está realizando todo o processo de implantação, desde a seleção das famílias, licitação e compra do material, contratação dos profissionais e construção das cisternas. Em breve será realizada a formação na comunidade para que os beneficiários estejam habilitados para a melhor captação das águas, armazenamento e utilização adequada do recurso hídrico.
Seja doador/a: A pessoa pode se cadastrar no site da Cagece, parceira da campanha, autorizando o débito na conta de água de sua titularidade. Além disso, também é possível se cadastrar no site www.tenhosede.org.br e fazer a doação por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.