O Instituto Elo Amigo juntamente com a FETRAECE e diversos parceiros realizaram a 3ª edição da EXPOAF – Exposição da Agricultura Familiar do Centro Sul e Vale do Salgado no Parque de Exposições do Rotary Clube de Iguatu no último sábado, 10 de agosto. 

O evento disponibilizou uma feira de produtos da agricultura familiar com 83 representantes de Iguatu, Acopiara, Quixelô, Jucás, Cariús, Orós, Cedro, Icó, Saboeiro, além de estandes de instituições parceiras, exposição de animais, minicursos, apresentações artísticas e shows culturais.

Elo Amigo e FETRAECE encerram a III EXPOAF com recorde de público e expositores

A programação contou com um dia inteiro de atividades gratuitas encerrando à noite com show dos artistas Zé Vicente e Luiz Fidelis.

Além da comercialização dos alimentos e produtos da feira a população pode aproveitar alguns serviços gratuitos oferecidos pelas organizações parceiras como testes de glicemia, orientações de saúde, cálculo de IMC, aferição de pressão arterial, orientação jurídica, corte de cabelo, manicure e sobrancelha. 

Entrega de títulos

Durante a solenidade de abertura da III EXPOAF, como parte da programação do evento houve entrega de mais de 100 títulos de terra a agricultores locais dentro do Programa de Regularização Fundiária. 

Elo Amigo e FETRAECE encerram a III EXPOAF com recorde de público e expositores

O Superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDACE), José Wilson Gonçalves, o Secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, o Secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins representando o Governador Camilo Santana, o bispo da Diocese do Iguatu, Dom Edson de Castro, deputados estaduais, o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, prefeitos da região, o presidente da FETRAECE, Raimundo Martins, o coordenador executivo do Instituto Elo Amigo, Marcos Jacinto, além de vereadores e lideranças sindicais se fizeram presentes na cerimônia. Aconteceu também a entrega de equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Elo Amigo e FETRAECE encerram a III EXPOAF com recorde de público e expositores

Com a regularização, os agricultores familiares passam a ter segurança jurídica e acesso a políticas públicas. Dentre elas está o crédito rural, assistência técnica, Programa de Distribuição de Sementes (Hora de Plantar), o Garantia Safra e aposentadoria como trabalhador rural.

Festival de sementes

Representantes da Cáritas Diocesana lideraram o Festival de Sementes Crioulas realizando um momento místico e cultural enaltecendo os produtos da terra junto com agricultores e curiosos que passavam pela feira. 

Elo Amigo e FETRAECE encerram a III EXPOAF com recorde de público e expositores

Além da explanação sobre cada semente exposta, dezenas de produtores brincaram de ciranda ao som de músicas que expressavam o amor pela natureza.

Recurso Financeiro e palestras

Dentro do Salão principal do Rotary Clube de Iguatu o Instituto Elo Amigo realizou a entrega de recurso financeiro (valor de R$ 315,00 para cada família) a 30 agricultores do município de Quixelô, beneficiários do projeto de Cisterna de Enxurrada executado pelo Instituto.

A prefeita de Quixelô, Fátima Gomes esteve acompanhando o momento que solidifica o processo de incentivo a produção rural através dos quintais produtivos.

Ainda no período da tarde foi ofertada palestra com representante do Banco do Nordeste que tirou dúvidas dos presentes sobre Garantia Safra, Crédito Rural e outros assuntos de interesse da agricultura familiar.

Programação Cultural

Durante todo o dia a animação ficou por conta de Bêu Paulino e dos violeiros Charles Gomes e Lourival Pereira.

Elo Amigo e FETRAECE encerram a III EXPOAF com recorde de público e expositores

Com o objetivo de oferecer atrações culturais aos expositores, colaboradores e população em geral, no encerramento da III EXPOAF teve o encontro musical do cantor Zé Vicente, em seguida apresentação de orquestra de violão e coral com alunos do curso de música da FAJI (Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu) e fechando a noite, o talento do compositor e cantor Luiz Fidelis e banda. Tudo gratuito e com público diverso de jovens, adultos e idosos.