O ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entregou, nessa sexta-feira, 04/12, equipamentos para a modernização de Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar em 93 municípios do Ceará. Foram entregues caminhões, freezers verticais, balanças, pallets e caixas plásticas. Além disso, 49 prefeituras receberam veículos para transportar os alimentos. “Isso é uma prova que o Brasil não esta parado”, disse a ministra do MDS, Tereza Campello.

O Ministério investiu cerca de R$ 4,4 milhões e visa estimular o aumento das compras públicas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Muitas vezes o prefeito quer comprar, mas não tem uma estrutura que o ajude a fazer o transporte e armazenar os produtos da agricultura familiar”, ressaltou a ministra.

O governador do Ceará, Camilo Santana, agradeceu a iniciativa, em nome dos municípios e dos agricultores familiares. “Uma das grandes dificuldades é a comercialização dos alimentos. Esses carros e equipamentos são um fortalecimento da cadeia produtiva cearense, que particularmente eu gosto muito e pretendo investir mais e mais”, afirmou. Camilo ainda destacou a parceria com o governo federal para que a população que vive no Semiárido conviva com a seca. “Graças ao Programa Cisternas, milhares de famílias do estado têm hoje o direito de ter água para beber e como o secretario do Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira falou a pouco, é preciso universalizar a construção dessas cisternas, por que nesse momento que vivemos o quinto ano de seca seguido são essas cisternas que tem dado alivio aos efeitos dessa seca nas famílias”, lembrou o governador.

O Instituto Elo Amigo esteve presente ao evento junto com o Fórum cearense pela vida no semiárido (FCVSA), a participação se deu para fortalecer os investimentos nas políticas de convivência com o semiárido "Semiárido Vivo! e nenhum direito a menos", que resultou inclusive no lançamento do projeto piloto da "Água Cinza" inicialmente para 200 famílias, proposta que foi sugerida pelo FCVSA na audiência com o governador Camilo Santana no dia 08 de outubro no Palácio da Abolição em Fortaleza.

 LEIA AQUI: Fórum cearense pela vida no semiárido participa de audiência com governador

Água Cinza ou Bioágua

É uma tecnologia que recupera quase 90% de toda a água das pias e chuveiro que seriam jogadas fora e no projeto passam por um processo inovador de filtragem e voltam para serem reutilizadas na irrigação de pequenas produções e quintais produtivos.

LEIA AQUI: Bioágua leva Elo Amigo a intercambio no Rio Grande do Norte

A iniciativa celebrada em Fortaleza faz parte de um processo de apoio e modernização das estruturas que recebem e distribuem os alimentos da agricultura familiar, iniciado em 2013 e 2014. No total, o governo federal repassou, por meio de editais, R$ 148 milhões para 21 governos estaduais. As Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar são espaços para recebimento e entrega dos produtos da agricultura familiar, com a finalidade de armazenar, em condições adequadas, os alimentos que irão compor o cardápio de escolas, creches e instituições da rede de assistência social cadastradas pelas prefeituras.

Veja mais fotos do evento:

Texto escrito com informações oficiais do MDS