Dias 23 e 24 de fevereiro, aconteceu no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza/CE, a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (ATER), com o tema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, que reuniu mais de 300 representações da sociedade civil e governo. A participação na conferência da ATER é voltada para o público rural no estado e fez parte da mobilização para eleger 24 delegados para participarem da etapa nacional que acontece em Brasília nos dias 30 de maio a 03 de junho desse ano.

Segundo o coordenador executivo do Instituto Elo Amigo, Marcos Jacinto, a conferência aconteceu num momento importante que fortalece entre outras demandas do meio rural o cuidado com o manejo do alimento saudável e agroecológico. “O Elo Amigo se articulou com outras entidades que compõe o Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, FCVSA, e demais parceiros para conquistar sua vaga para a conferência nacional que vai fechar as propostas que vão virar politicas publicas e esse debate precisa ser forte para que possamos gerar impactos reais e saldáveis na vida do brasileiro”, destacou Jacinto.

Elo Amigo conquista vaga para conferência nacional da ATER

Sobre a Conferência Nacional da ATER

A 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª CNATER) é um espaço de debate que reafirmar e fortalecer a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o rural brasileiro.

Com o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, a Conferência tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores/as familiares do Brasil, visando ampliar a produção de alimentos para todos. A conferência envolve, em todo o processo, representações das diversas instâncias de governo e a sociedade civil.

A etapa nacional, prevista para maio de 2016, esta sendo precedida de conferências territoriais, municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e temáticas. Os debates da conferência terão como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

A 2ª CNATER é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal.

Visite o site da CNATER e saiba mais: 

http://www.cnater.gov.br/cnater/