Através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), O Instituto Elo Amigo está na fase de conclusão das implementações na comunidade de Mamoeiro no município de Cariús. Inicialmente foram cumpridas as etapas de sensibilização, mobilização e qualificação das famílias e agora as construções coroam um trabalho que objetiva construir processos participativos de segurança alimentar no semiárido através de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água das chuvas.
Já foram construídas 09 (nove) cisternas calçadões na comunidade que já começaram a encher por conta das primeiras chuvas que cairam no mês de janeiro. As famílias beneficiadas com as cisternas estão muito satisfeitas e esperançosas com as tecnologias. O Sr. Evaldo Carlos Gomes de Castro afirma: “Para min a cisterna ainda é uma coisa nova e o que vejo é que ela vai trazer uma nova forma de vida para minha família e outras famílias aqui vizinhas, pois com a cisterna irei cultivar hortaliças e fruticultura, vou conseguir melhorar um pouco minha renda e a alimentação da minha família, lembrando que a cisterna não vai beneficiar só a mim, mas as famílias e vizinhos aqui perto”.
Alem das 09 (nove) cisternas já construídas, o projeto esta iniciando a construção de 02 (duas) barragens subterrâneas que também irão beneficiar famílias na produção de alimentos sadios trabalhados de forma agroecológica, durante o ano todo.