transicaoeloamigo1"O Elo Amigo não é apenas uma instituição e sim uma idéia" ressaltou Marcos Jacinto, o novo coordenador executivo do Instituto Elo Amigo na cerimônia de transição ocorrida na noite do último dia 17. Desde 2001, ano de sua fundação, que o Elo Amigo vinha sendo dirigido por Eleudson Queiroz, onde teve oportunidade de desenvolver vários projetos, dando, junto com a equipe, resultados que contribuem para o desenvolvimento da região.

Image
Eleudson Queiroz, Valmir Alves, Marcos Jacinto
"O Elo Amigo não é apenas uma instituição e sim uma idéia" ressaltou Marcos Jacinto, o novo coordenador executivo do Instituto Elo Amigo na cerimônia de transição ocorrida na noite do último dia 17.

Desde 2001, ano de sua fundação, que o Elo Amigo vinha sendo dirigido por Eleudson Queiroz., onde teve oportunidade de desenvolver vários projetos, dando, junto com a equipe, resultados que contribuem para o desenvolvimento da região. Pelos municípios de Acopiara, Cariús, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô, muitos jovens e adultos obtiveram formações pessoal, social, cidadã, ambiental e produtiva, oportunizando inserções social e econômica, desenvolvendo as capacidades das pessoas, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das famílias.

Em dezembro de 2007 Eleudson enxergou a possibilidade de concorrer a uma bolsa de estudos no programa LASPAU/ KELLOGG para realizar mestrado fora do Brasil. Em maio desse ano o resultado positivo encaminhava o mestrado de Eleudson para a Espanha e a necessidade de se fazer uma transição de coordenação no Elo Amigo.

Image
Mesa composta por autoridades e parceiros
A mesa composta pelo Presidente do Instituto Elo Amigo, Valmir Alves, o Articulador do SEBRAE, Alcides Marques, o representante da Sec. de Agricultura de Acopiara, Luís Lucas, o Sec. de Agricultura de Iguatu, Valdeci Ferreire, a Coordenadora do Fórum Microrregional da ASA, Maria de Jesus, e o Representante da Juventude, Ricardo, esteve concentrada no discurso de parabenização pelo momento. Todos declararam a importância histórica do acontecimento e comprometimento pessoal e institucional com a continuidade de parcerias com o Elo Amigo em prol do desenvolvimento do local.

"A decisão dialogada e consensuada da equipe do IEA por Marcos Jacinto assumir a função de coordenador executivo foi tomada de maneira muito tranquila", esclareceu Eleudson, que se mostrou bastante emocionado durante toda a apresentação que fez na cerimônia, ressaltando missão, ações, resultados e parcerias estabelecidas pelo IEA durante esses quase 7 anos de existência.

Image
Público composto por equipe, parceiros e amigos do IEA
Marcos Jacinto, que passou pelo processo de formação de jovens do Projeto Agricultura Ecológica, foi educador e coordenador pedagógico do Programa Agroecologia Familiar e há pouco tempo coordenava esse mesmo programa, fez um discurso emocionado. Nas suas palavras enfatizou o mérito de toda a equipe pelo resultados da instituição e pelo fortalecimento e reconhecimento da marca Elo Amigo. Fez questão ainda de agradecer a presença de companheiros que já compuseram a equipe do IEA, jovens participantes, parceiros e amigos da organização.

Image
Atuais coordenadores do Elo Amigo
O novo coordenador executivo do Elo Amigo tem o desafio de implementar o plano estratégico 2008 - 2012 já elaborado pela equipe em 2007, onde passou por um projeto de desenvolvimento institucional, revendo suas áreas de atução, propósitos, missão e visão de futuro.

A transição da coordenação executiva é um rito de passagem inerente a organizações que querem manter um ritmo de renovação de ciclos. Os desafios são grandes e muitos, mas isso somente favorece a capacidade de inovação. Boa sorte a todos e todas!