Foi realizado, de 22 a 25 de setembro, nos municípios de Acopiara, Quixelô, Jucás, Orós e Iguatu, uma série de Seminários Municipais de Juventude e Trabalho. Os seminários fizeram parte de uma agenda de encontros que vinham acontecendo desde maio deste ano, envolvendo mais de 300 pessoas entre estudantes, representantes do poder público, sociedade civil e empresariado local na discussão sobre as formas de inserção do jovem no mundo do trabalho.
Durante os Seminários foram apresentados à comunidade local um resumo das principais propostas que surgiram nesses encontros para a construção de planos municipais de políticas públicas de juventudes.
As idéias foram entregues em documento a todos os candidatos a prefeito de cada município, que assinaram um termo de compromisso com o objetivo de levar em consideração todas as propostas elaboradas em seus planos de governo e de abrir um canal de diálogo permanente com a sociedade através da criação de Fóruns Municipais de Juventude e Trabalho.
A articuladora de mobilização do Instituto Elo Amigo, Aurineide Carneiro, disse que os resultados alcançados foram os melhores possíveis, mesmo com as dificuldades enfrentadas para convocar e envolver a sociedade . "Conseguimos formar um grupo para estar discutindo permanentemente soluções para os problemas de seus municípios", ressaltou Aurineide.
Os Seminários foram uma iniciativa do Instituto Elo Amigo, Rede de Intermediação de Produtos e Serviços (Rips), Comitê para a Democratização da Informática do Médio Jaguaribe (CDI-MMJ) e Projeto Arte Criança, com apoio de outras entidades locais.