Vicente Abdon e sua família vivem na comunidade sítio Bom Principio, a 12 quilômetros de Acopiara-CE. Eles receberam do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), uma Barragem Subterrânea no final de 2012. A Barragem Subterrânea é construída em áreas de baixios, córregos e riachos que se formam no inverno. Sua construção é feita escavando-se uma vala até a camada impermeável do solo, a rocha. Essa vala é forrada por uma lona de plástico e depois fechada novamente. Desta forma, cria-se uma barreira que “segura” a água da chuva que escorre por baixo da terra, deixando a área encharcada.

  

Para garantir água no período mais seco do ano são construídos poços a, aproximadamente, cinco metros de distância do barramento. O poço serve para retirar a água armazenada na barragem que pode ser utilizada para pequenas irrigações, possibilitando que as famílias produzam durante o ano inteiro. No inverno, é possível plantar culturas que necessitam de mais água, como o arroz e alguns tipos de capim. Dependendo do tipo de cultura implantada pode-se ter mais de uma colheita por ano. 

 

Hoje, a propriedade esbanja potencialidade mesmo em períodos mais secos. “antes a gente não podia plantar quase nada porque quando o período de seca chegava destruía tudo, mas agora quando chove a Barragem armazena água da chuva embaixo do chão e a gente tem um solo úmido o ano todo”, diz com orgulho Vicente Abdon.