Apicultores recebem dicas de manuseio dos enxames (Foto: Fagner Leandro)

Nesta sexta (07), foi realizado na Comunidade de Currais, Zona Rural de Acopiara, um Dia de Campo, para apicultores que fazem parte do Projeto AGROAPI (Agroecologia e Apicultura) que é executado pelo Instituto Elo Amigo, financiado pela Fundação Banco do Brasil tendo como parceiros locais prioritários: Associação dos Apicultores do Município de Acopiara, Prefeitura Municipal de Acopiara, Sebrae e Conselho de Desenvolvimento Comunitário (CONDECOM).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apicultores das comunidades de São Paulinho, Cachoeira dos Alexandres, Lagoa do Cravo, Cajazeiras dos Pedros, Maior, Boqueirão, Sítio Novo e Currais, participaram da ação, que teve como objetivo o aperfeiçoamento de novas técnicas de manejo dos enxames, garantindo uma melhor produção de mel para o ano de 2019.

Conforme Francisco Dondi, Engenheiro Agrônomo e facilitador do dia de campo, a região de Acopiara é bastante favorável para a produção de mel, por conta da extensão do município e da oferta de floradas. “Os apicultores são agraciados pela região com boas floradas. São apicultores capacitados para ter uma boa safra de mel no ano de 2019”, frisa Dondi.

Abelha Rainha curiosa com a movimentação (Foto: Fagner Leandro)

Um dos apicultores é o José Antônio da Comunidade de Cajazeiras dos Pedros. Ele relata que 60% de sua renda é proveniente da apicultura. “Eu participei do curso e das capacitações que aconteceram aqui em Acopiara e acabei descobrindo que a abelha é mais uma fonte de renda. Hoje, a venda do mel, me ajuda bastante na renda lá de casa”, lembra José.

João Ricardo, Técnico Agrícola do Instituto Elo Amigo e responsável pelo acompanhamento técnico dos apicultores, relata que Acopiara é um dos municípios onde mais se produz mel na Região Centro-Sul e Vale do Salgado. Tudo isso, fruto de uma boa assessoria técnica. “Neste ano de 2018, o município produziu cerca de 40 toneladas de mel e isso foi possível em virtude do potencial apícola local e do acompanhamento técnico prestado aos apicultores”, explica João.

O Articulador Institucional do Elo Amigo, Christian Arruda, explica que o AGROAPI é um projeto inovador, pois visa contribuir com o desenvolvimento produtivo rural de Acopiara, por meio de ações integradas de capacitação, assessoria técnica e a inserção mercadológica, tendo por base a agroecologia familiar, fortalecendo os elos da teia produtiva da apicultura. “Trabalhamos não somente a produção e mercado, mas também a agregação de valor, pois colocará em Acopiara, a disposição dos 100 apicultores beneficiários, uma máquina de sachet e seis kits de extração de mel”, finaliza Arruda.

AGROAPI

O Projeto é financiado pela Fundação Banco do Brasil na modalidade PIS  - Projetos de Inclusão Social e busca garantir a melhoria organizacional e técnica das famílias beneficiárias, possibilitando que as unidades produtivas se tornem cada vez mais sustentáveis, além do incremento da renda junto às famílias e às comunidades. Ao todo, 100 apicultores são assessoradas tecnicamente no projeto.