Agricultores e agricultoras das comunidades de Balão, Mata Fresca, Serrinha e Serrote Verde, comunidades rurais do município de Piquet Carneiro, participaram de uma capacitação que tem como objetivo despertar e contribuir para a transformação da realidade a partir da troca de conhecimento quanto ao manejo adequado dos recursos hídricos e produção de alimentos orgânicos, discutindo sobre a importância da participação cidadã para a defesa e proteção do meio ambiente, aprendendo novas tecnologias de convivência com o semiárido e estabelecendo novas relações entre as pessoas e o meio. Uma das etapas do Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2, projeto gerenciado pelo Instituto Elo Amigo, é capacitar às famílias beneficiadas na Gestão de Água para Produção de Alimentos – GAPA.

Durante três dias (26, 27 e 28/01), os agricultores conheceram a metodologia do P1+2 e a atuação da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, que trabalha a mais de 10 anos com a convivência com o semiárido. Temas como a segurança e insegurança hídrica, cidadania e agroecologia foram bem debatidos.

Na visita a uma propriedade onde o sistema de produção está ativo, foi que os participantes, com a ajuda do facilitador, desenvolveram um planejamento para o sistema produtivo de suas propriedades a partir da implementação de uma cisterna calçadão (cisterna de placa com capacidade de armazenar 52 mil litros de água, anexada a uma calçada de 200 m2 que capta a água da chuva) e através de desenhos criados em papel madeira, mostraram que já estão em sintonia com a metodologia do programa.

Ao fim da oficina os participantes expuseram seus desenhos e sentimentos e com muita alegria e esperança vêem que a vida no semiárido pode ficar melhor. Na avaliação dos participantes, esses dias de convivência com outras famílias, serviram para fortalecer a amizade e o compromisso na pratica do que aprenderam durante a capacitação.

Clique aqui para ver fotos