Foto:José LenicioNa última sexta-feira, 18/04, aconteceu no CVT/CENTEC de Jucás a assembléia de constituição da Associação de Produtores Agroecologicos de Jucás que é o segundo município da região a fundar uma associação que tem como objetivos reforçar a cultura da agricultura ecológica

“Um sozinho não cresce, mas com união a coisa acontece”, falou o senhor Antonio Silva, agricultor e eleito vice-presidente a Associação Agroecologica de Jucás.

Foto:José Lenicio
Primeira gestão da Associção Agroecologica de Jucás
Na última sexta-feira, 18/04, aconteceu no CVT/CENTEC de Jucás a assembléia de constituição da Associação de Produtores Agroecologicos de Jucás. O momento contou com a participação dos produtores(as) e instituições como: EMATERCE, Secretaria de agricultura de Jucás, CVT/ CENTEC, câmara de vereadores de Jucás, Associação de apicultores, Associações de moradores de Jucás e Cariús, Fórum de  articulação pelo Semi-Árido e Instituto Elo Amigo.

“É uma satisfação para nós estar começando uma associação que tem a participação de produtores de toda a região de Jucás e alguns de Cariús. Somos irmãs das demais associações e ajudaremos umas as outras. E pra isso precisaremos da ajuda de todos os parceiros. Agradeço demais aos que muito nos ajudaram como o Instituto Elo Amigo e o CVT. Estamos abertos para receber novos sócios neste novo movimento”, falou Claúdio Lavor durante seu discurso de posse como presidente da Associação.

Foto:Jose Lenicio
Entre os convidados estavam parceiros e produtores dos municipios de Jucás e Cariús

Jucás é o segundo município da região a fundar uma associação que tem como objetivos reforçar a cultura da agricultura ecológica que hoje significa confiança de alimentos mais saudáveis. A primeira cidade a fazer uma associação com foco na agroecologica foi Orós que foi lançada em julho de 2007. Ambas as associações foram formadas pela iniciativa dos próprios produtores que há algum tempo vem desenvolvendo trabalhos nessa área juntamente com o Elo Amigo que busca fortalecer a agricultura ecológica através da Associação que já conta com a participação de produtores de diversos distritos e sede de Jucás e Cariús. No encerramento foi oferecido um coquetel para os produtores e convidados.

“Esse é um momento muito bonito. Bonito pela questão da ideologia. Quero dizer que é importante e difícil fazer as coisas corretas. As tecnologias trazem facilidades, mas não nos dão alimentos sadios. É difícil fazer agroecologia. Fico feliz por ver jovens tão diferentes, com uma outra mentalidade”, comentou, Aparecida Lavor.